DISCIPLINAS

Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A engenharia do campo

Wilson Morandi Filho | Engenheiro Agrônomo

A  A  A     

O Brasil é o quinto país do mundo em área territorial e grande parte do seu solo é excelente para a agricultura, o que faz dele um dos maiores produtores agrícolas do planeta e um dos maiores exportadores desse tipo de produto. Ainda que pouco conhecido nas principais cidades do Brasil, o engenheiro agrônomo é parte fundamental desse sucesso do País no exterior, pois está praticamente em todo o processo de produção do agronegócio. Engenheiro agrônomo, Wilson Morandi Filho fala um pouco sobre a profissão, analisa o mercado de trabalho e comenta ainda como é o curso de Engenharia Agronômica.

O que faz um engenheiro agrônomo?

O Engenheiro Agrônomo é aquele profissional que planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, cuida da alimentação, da reprodução de animais, além de gerenciar o armazenamento, a industrialização e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal. Aumenta a produtividade agrícola, cuidando do controle de pragas e doenças. O profissional de agronomia faz parte de praticamente todo o processo do agronegócio.

Como é o curso de engenharia agronômica? Tem muito cálculo? Tem muita aula prática?

A agronomia é a ciência e a técnica utilizada para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, de rebanhos e de produtos agroindustriais. É uma graduação que exige muito estudo. O curso tem cálculos, principalmente nas disciplinas relacionadas à Engenharia Rural, e muitas aulas práticas.

Quais são as possibilidades de trabalho para um profissional que se forma na área? Onde pode trabalhar um engenheiro agrônomo?

O Engenheiro Agrônomo pode atuar em diversas áreas, devido à amplitude de sua formação e extensão das fronteiras agrícolas que o nosso país oferece. Além de atuar diretamente junto aos produtores rurais, pode trabalhar em órgãos públicos e empresas direcionadas a pesquisa, a transformação e comercialização de produtos agropecuários e  instituições relacionadas com a produção e venda de insumos agrícolas como também a setores ligados às cadeias produtivas agrícolas.
 

Quais são as características necessárias para um bom engenheiro agrônomo?

Para ser um bom engenheiro agrônomo precisa gostar de sentir o cheiro da terra, saber enxergar a importância de uma planta, a utilidade de uma máquina ou implemento agrícola, reconhecer o temperamento de um animal e sobretudo saber valorizar o meio ambiente.

Como estão as perspectivas de trabalho para um jovem que escolhe a profissão?

As possibilidades de trabalho são muito boas, conseguindo uma boa inserção no mercado de trabalho, devido principalmente ao bom momento do agronegócio brasileiro. Isso tem aumentado a procura por profissionais da área.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões