Que Dia é Hoje?

27/1/1880
Thomas Edison consegue a patente da luz incandescente

Thomas Alva Edison foi um grande inventor e empresário que registrou em seu nome mais de 1000 patentes. Alguns desses inventos eram de autoria própria, outros tinham as suas patentes compradas e eram aperfeiçoados por Edison. A lâmpada elétrica como conhecemos hoje, por exemplo, já havia sido inventada por outros dois pesquisadores, Nernst e Swan, criadores do mecanismo, mas que não obtiveram sucesso quanto à durabilidade do invento.

Edison então se propôs a aperfeiçoá-la e aumentar a sua durabilidade a ponto de ser comercializada pela Edison Electric Light Company. Pouco tempo depois do registro da patente, a United States Electric Light Company, empresa concorrente da companhia de Edison começou a fabricar artefatos idênticos às lâmpadas de Edison, fomentando uma briga judicial pelos direitos da invenção. O incidente foi resolvido anos depois quando o assistente de Edison conseguiu provar que a lâmpada havia sido inventada por Thomas.

A lista de invenções de Thomas Edison é extensa e inclui a estrada de ferro eletromagnética, câmera cinematográfica, bateria de carro elétrico, fonógrafo, embalagem a vácuo, gravador de voto eletrográfico e as rodas de borracha. Faleceu nos Estados Unidos, aos 84 anos.
 

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões