Que Dia é Hoje?

25/1/1917
Nasce o ex-presidente Jânio Quadros

Em 25 de janeiro de 1917 nasceu Jânio Quadros, um notável presidente da história política do Brasil. Foi o vigésimo segundo presidente do país, e renunciou com apenas 7 meses de mandato. Jânio disputou o cargo, em 1960, com Marechal Teixeira e Ademar de Barros. Seu slogan “varre, varre, vassourinha, varre varre a bandalheira” empolgou a população que sonhava com o fim da corrupção.

Jânio defendeu a autodeterminação dos povos, condenou as intervenções estrangeiras e restabeleceu contato diplomático com a URSS e a China. O ex-presidente enviou seu vice, João Goulart, nesta missão diplomática, abalando muito sua relação com seus aliados. Em agosto de 1961 renunciou após Carlos Lacerda o denunciar como um golpista em cadeia nacional e acusá-lo de estar programando um golpe de estado.

Após esse episódio, Jânio tentou regressar à carreira política se candidatando ao governo da cidade de São Paulo, mas não teve sucesso e ainda perdeu seus direitos políticos, em 1964, por causa da imposição da ditadura militar. No ano de 1985 Jânio conseguiu vencer as eleições e se tornou o prefeito de São Paulo.
 

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões