Que Dia é Hoje?

14/6/1928
Nasce Ernesto Che Guevara

Che Guevara nasceu na Argentina, no dia 14 de junho de 1928. Ainda adolescente conhece as idéias de Marx, Engels e Lênin. Em 1952 faz uma excursão pela América do Sul, a bordo de uma motocicleta, "La Poderosa".

Ao retornar para a Argentina, termina a faculdade de medicina e inicia seu envolvimento com a política. Em 1953, faz uma nova viagem, desta vez pela Bolívia e Guatemala. Neste país, Che Guevara toma consciência do poder norte-americano sob o continente. Os EUA planejaram um golpe militar para tirar do poder o presidente gualtemalteco, Arbenz Gúzman, cujas reformas iam de encontro aos interesses americanos. Inconformado com o poder dos EUA, Che inicia sua luta antiimperialista.

Perseguido na Guatemala, vai para o México, onde conhece Raúl e Fidel Castro e adere à luta revolucionária para tomar o poder em Cuba. Em 1956, os revolucionários iniciam a guerrilha cubana e conseguem tirar Fulgêncio Batista do poder. Che ganha cidadania cubana.

Querendo expandir a revolução socialista por toda a América do Sul e África, inicia a luta armada em outros países. Porém, amarga três derrotas: uma na Argentina, outra no Congo e a última na Bolívia, onde é assassinado, no dia 9 de outubro de 1967.

Conteúdos relacionados
» PodVest Revolução Cubana
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar