Que Dia é Hoje?

15/1/1919
Morre Rosa Luxemburgo, filósofa marxista e revolucionária

Rosa Luxemburgo foi uma das maiores filósofas de orientação marxista e revolucionárias da história do comunismo. Polonesa, nascida em 5 de março de 1871, envolveu-se desde muito jovem em atividades estudantis, lutando contra o sistema repressivo então vigente nos colégios da Polônia.

Militante ativa do movimento socialista, teve que deixar seu país em 1889 para não ser presa; em Zurique fez seus estudos sobre economia, concluindo essa fase de aprendizado com uma tese de doutorado sobre "O Desenvolvimento Industrial na Polônia". Foi uma das primeiras mulheres a concluir doutorado em Ciências Políticas.

Ligou-se ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha. Participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD, que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha.

Rosa Luxemburgo foi pioneira tanto na crítica da social-democracia alemã quanto do bolchevismo russo, tornando-se uma fonte inspiradora para militantes e intelectuais de sua época que não se enquadravam em nenhuma destas posições. Escreveu obras polêmicas contra estas duas tendências e defendeu uma posição voltada para a defesa da espontaneidade revolucionária do proletariado, que se manifestava, segundo ela, através das greves de massas e dos conselhos operários.

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões