Que Dia é Hoje?

27/5/1910
Morre Robert Koch, descobridor da tuberculose

Heinrich Hermann Robert Koch (11 de dezembro de 1843 - 27 de maio de 1910) foi um médico alemão. Ficou famoso por descobrir o bacilo da tuberculose (1882), assim como também o bacilo da cólera (1883). Recebeu o Prêmio Nobel de Medicina en 1905 e é considerado o fundador da bacteriología.

Nasceu na Prússia (em Clausthal-Zellerfeld, atualmente Baja Sajonia) e foi o terceiro de 13 irmãos. Depois de terminar seus estudos escolares com brilhantismo, Koch estudou medicina na Universidade de Göttingen, graduando-se em 1866 como médico, mas sua carreira foi temporariamente interrompida pela guerra franco-prussiana. Seu primeiro descobrimento foi o bacilo de antraz (ou carbúnculo). Naquela época, Louis Pasteur havia lançado sua teoria sobre o papel dos germes nas doenças, mas esta tinha sido rechaçada por importantes patologistas. Foi precisamente o trabalho de Koch sobre o antraz que convenceu os mais céticos que muitas enfermidades contagiosas se deviam a microorganismos.

Em 1880, ele foi nomeado membro do Departamento de Saúde Imperial de Berlim, realizando aqui seu descubrimento mais genial, o bacilo da tuberculose (Bacilo de Koch). O trabalho de Koch consistiu em isolar o microorganismo causador de uma doença e fazê-lo crescer em um cultivo puro. O cultivo puro foi utilizado para induzir a doença em animais de laboratório, isolando novamente o germe dos animais doentes e comparando-o com o germe original.

Na Índia,em Calcutá, Koch isola e identifica o bacilo da cólera. Por suas descobertas e seus trabalhos epidemiológicos para prevenir a tuberculose, Koch recibeu em 1905 o Prêmio Nobel de Medicina.

Provavelmente tão importante quanto seu trabalho na tuberculose são os chamados postulados de Koch, que estabelecem que para que um organismo seja a causa de uma doença, ele deve ser:

- encontrado em todos os casos da doença;
- preparado e mantido em cultivo puro;
- capaz de produzir a infecção original, após cultivo em animais experimentais;
- pode ser recuperado de um animal experimentalmente infectado e novamente isolado em cultivo puro;

O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar