Que Dia é Hoje?

4/7/1934
Morre Marie Curie

Marie Curie (07/11/1867 - 04/07/1934) foi uma pioneira polonesa nos estudo das radiações. Nascida em Varsóvia, com o nome de Maria Sklodowska, mudou-se para Paris, onde estudou química e física na Universidade de Sobornne.

Na universidade, uniu-se ao professor Pierre Curie, com quem se casou. Juntos estudaram os materiais radioativos, em particular o urânio em forma de pechblenda, que tinha a curiosa propriedade de ser mais radioativa que o urânio extraído dela.

A explicação lógica foi supor que a havia na pechblenda algum elemento muito mais radioativo que o urânio. Após vários anos de trabalho, através da concentração de várias classes pechblenda, isolaram dois novos elementos químicos.

O primeiro foi nomeado polônio, uma referência a seu país nativo, e o outro, rádio, devido à sua intensa radioatividade. Junto com Pierre Curie e Henri Becquerel, recebeu o Premio Nobel de Física, em 1903, em reconhecimento aos seus extraordinários serviços sobre os fenômenos de radiação, descoberta por Becquerel.

Oito anos depois, recebeu o Prêmio Nobel de Química, em reconhecimento a seus estudos para o avanço da Química, pelo descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza e componentes desse elemento. Foi a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel de dois campos diferentes. Marie Curie morreu perto de Salanches, França, de leucemia.

Conteúdos relacionados
» Radioatividade I
» Radioatividade II

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões