Que Dia é Hoje?

14/2/2003
Morre a ovelha Dolly

A ovelha Dolly, primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta, foi sacrificada com uma injeção letal em função de sofrer de uma doença pulmonar degenerativa.

O animal foi criado, em 1996, por pesquisadores do Instituto Roslin, de Edimburgo, na Escócia, e foi batizado em referência à cantora country norte-americana Dolly Parton. Ele foi gerado a partir do núcleo de uma célula mamária de uma ovelha adulta, o qual foi fundido, com a ajuda de uma corrente elétrica, ao óvulo de outro animal, cujo núcleo fora retirado previamente.

Apesar da origem diversa, Dolly teve uma vida normal e gerou um filhote saudável. Quando foi sacrificada, seis anos após seu nascimento, a ovelha já apresentava uma artrite muito prematura para a sua idade, o que fomentou discussões na comunidade científica sobre a influência da clonagem nos processos de envelhecimento — questão ainda não respondida.

Da mesma forma, infecções pulmonares do tipo da que afetou Dolly são comuns apenas em animais mais velhos. Após a morte da ovelha, seu corpo foi empalhado e se encontra atualmente exposto no Museu Real da Escócia, em Edimburgo.

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões