DISCIPLINAS

Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

20

Novembro

21

Novembro

22

Novembro

23

Novembro

24

Novembro

25

Novembro

26

Novembro
1891
Marechal Deodoro da Fonseca renuncia à presidência

 Desde que a República foi proclamada e o marechal Deodoro da Fonseca assumiu o governo provisório, a relação do presidente com as oligarquias foi tensa. Isto porque com a ascensão das oligarquias ao poder nos estados, o presidente precisou decidir a que lado daria seu apoio. Assim, conquistou inimizades que, no momento da eleição, demonstraram seu descontentamento elegendo para o cargo de vice-presidente o candidato da oposição, marechal Floriano Peixoto . 

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1935
Tem início no Rio Grande do Norte a Intentona Comunista

A Intentona Comunista foi um movimento liderado por Carlos Prestes que, entre outras coisas, visava à derrubada do presidente da república, Getúlio Vargas. A tentativa de golpe, realizada pela Frente das Esquerdas da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e planejada por oficiais e praças do Exército Brasileiro, foi uma ação política que defendeu a instituição de um governo popular, voltado para o fim das oligarquias e do autoritarismo.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1967
Atletas negros americanos decidem boicotar os Jogos Olímpicos de 1968

O ano de 1968 foi histórico pelas manifestações populares em todo o mundo. A população pedia paz e igualdade. Prevendo que os jogos desse ano poderiam ser atrapalhados por esse clima de lutas, que era mais forte na Europa, o Comitê Olímpico Internacional (COI) transferiu as Olimpíadas para o México. No entanto, a transferência não conseguiu abafar as manifestações entre os atletas.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1971
A República Popular da China passa a integrar o Conselho de Segurança da ONU

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é a divisão interna da ONU responsável por evitar e, em último caso, arbitrar conflitos internacionais. Criado juntamente com a própria ONU, o Conselho deve atentar-se à solução pacífica de controvérsias que ameacem romper com a paz através de atos de agressão, quebra de acordos regionais e violação ao sistema internacional de tutela.

Saiba mais

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões