Que Dia é Hoje?

8/10/1967
Ernesto Che Guevara é capturado pelo exército da Bolívia

Ernesto Guevara de la Sierna, também conhecido como el Che, foi um revolucionário argentino que se envolveu em lutas por toda a América Latina.

Desde cedo Che se interessava por autores como Marx, Engels e Lênin. Seis meses antes de se formar em Medicina, partiu com o amigo Alberto Granado em uma viagem de motocicleta, episódio narrado no filme "Diários de Motocicleta" de Walter Salles. A viagem fez com que Che passasse a enxergar a América Latina como uma única identidade sociocultural e problemas semelhantes de disparidades sociais.

Em 1954, é apresentado a Fidel Castro no momento em que este organizava o Movimento Guerrilheiro 26 de julho na tentativa de tomar a principal prisão política de Santiago, no Chile. Após este ataque, os revolucionários se mudam para Sierra Maestra onde iniciam a luta contra o governo do cubano Fulgêncio Batista, apoiado pelos EUA.

Após a vitória e o estabelecimento do governo de Fidel, em Cuba, Che se torna seu braço direito. Depois de alguns anos em Cuba, Che deixa a ilha para lutar contra o imperialismo,lançando movimentos de guerrilha na América do Sul.

Mas encontra dificuldades na Bolívia e perseguido pelo exército, com o apoio da CIA, é capturado no dia 08 de outubro e executado no dia seguinte por um oficial boliviano.

Che Guevara é um ícone da luta revolucionária armada. Sua batalha contra o imperialismo representado pelos EUA faz dele, até hoje, um símbolo usado em muitas lutas e revoluções pelo mundo. Seu célebre retrato é a segunda imagem mais difundida no mundo, perdendo somente para Jesus Cristo.

O regime cubano ainda hoje homenageia Che Guevara, onde é objeto de veneração quase religiosa.

Conteúdos relacionados
» A Revolução Cubana
» Podvest: Imperialismo

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões