Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Um peixe elétrico toma choque?

O que são condutores de eletricidade?

A  A  A     

 

No caso dos peixes, o choque é mais uma das belas “ferramentas” que a natureza dispõe aos que podem ser “caçados”, protegendo-os contra predadores. Mas será que o peixe elétrico também toma choque? Para pensar nesta resposta, devemos entender outras duas perguntas: 
 
Como a eletricidade pode ser conduzida? E o que são condutores de eletricidade? 
 
Bem, um condutor de eletricidade é aquele que não traz resistência à passagem dos elétrons. Os elétrons são na verdade partículas com cargas elétricas que se movimentam seguindo um fluxo, ou seja, existe um sentido neste caminho! Mas, para se movimentar, os elétrons precisam de alguém que “mostre” o caminho, daí aparece a noção de termos materiais que podem ser bons ou maus condutores de eletricidade! Os condutores, portanto, são aqueles que não irão trazer resistência para este fluxo de elétrons. 
 
São bons condutores: os metais (cobre, ferro, alumínio, níquel), a grafita etc. São maus condutores (isolantes): o papel, porcelana, borracha, vidro, e a madeira seca, entre outros. Daí vem a noção de choque elétrico, que na verdade é uma reação do organismo à passagem de elétrons. Para sentirmos um choque elétrico devemos ter então facilidade de ter este fluxo, ou seja, devemos ser bons condutores! Voltemos aos peixes elétricos agora!
 
Existem inúmeros peixes elétricos, tanto em água doce como em água salgada!

Lembrando que a condução elétrica ocorre em função da existência de uma concentração iônica, onde em águas muitos puras com baixa concentração iônica maior será a resistência à passagem da corrente elétrica à baixa condutividade, percebemos que independente da condutividade elétrica da água, a existência dos peixes elétricos não é afetada como poderíamos imaginar. 
 
Então a resposta seria mais fisiológica? 
 
Sim e não! Na verdade o peixe-elétrico libera uma descarga elétrica após armazenar esta energia dentro de algumas milhares de células especializadas chamada de ELETRÓCITOS, que funcionam na verdade como se fosse uma pilha, estando dispostos em série gerando e armazenando energia elétrica. 
 

Eles existem no Brasil?

No mundo inteiro existem inúmeras espécies de peixes elétricos, no Brasil o mais famoso é o PORAQUÊ nome popular do Electrophorus electricus encontrado no Amazonas. Neste peixe, cerca de 90% do seu corpo tem a presença dos Eletrócitos mencionados no inicio do texto. Para termos uma idéia do perigo, ele pode gerar uma descarga elétrica de entre 300-500 Volts, podendo causar a morte ou um desmaio dependendo da descarga.

 
Como a energia tem de “correr”, os elétrons precisam seguir um “caminho” e por isso o potássio e o sódio que estão dentro e fora desta célula acabam gerando uma diferença de potencial, criando um pólo negativo e positivo respectivamente, formando então uma corrente elétrica entre estes pólos, liberando este fluxo de energia pelas pontas, saindo do peixe,fluindo de dentro pra forsa do animal. A maior parte desta energia de alta voltagem é canalizada para o ambiente, não afetando o indivíduo, que possui adaptações especiais em seu corpo, ficando assim isolado de sua própria descarga.




compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões