DISCIPLINAS

Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Quais elementos químicos são encontrados no corpo humano?

Conheça-os!

A  A  A     

19 de abril de 2012

Olhe ao redor. Com certeza você vai ver alguma coisa feita de metal, como por exemplo o ferro dos parafusos, o cobre dos fios elétricos etc. Os metais na forma neutra possuem características marcantes como o brilho. Já pensou alguma vez se estes elementos químicos também existem em nosso corpo?

Os elementos químicos estão presentes nos seres vivos de diversas formas, então, o mesmo átomo de ferro que constrói um navio de aço pode um dia estar na molécula de hemoglobina presente em nosso sangue e responsável pelo transporte de oxigênio às células. Já o cobre é um micromineral muito importante armazenado no fígado, que converte o ferro em hemoglobina e é essencial ao aproveitamento da vitamina C pelo organismo. Está presente no cérebro e nos tecidos conectivos.

Nós absorvemos estes metais através de nossa alimentação:  os sais minerais são elementos que desempenham diversas funções essenciais no organismo, tanto como íons dissolvidos em líquidos orgânicos como constituintes de compostos essenciais. Juntamente com a água formam a parte inorgânica constituinte de nosso organismo. Podem participar de estruturas esqueléticas do corpo dos seres vivos, como é o caso do fosfato de cálcio, abundante nos ossos e nos dentes.

Os elementos formam diferentes compostos químicos através das ligações químicas. Podemos encontrá-los em todos os lugares, inclusive dentro de nós, de diferentes formas! O mesmo átomo de oxigênio que existe na atmosfera na molécula do gás oxigênio (O2) servirá para dar energia ao nosso corpo através da respiração celular. O mesmo átomo de fósforo presente ao acendermos o fogão poderá algum dia fazer parte das proteínas de nossa alimentação, vindo a formar a molécula de ATP (Adenosina trifosfato) responsável por armazenar a energia no metabolismo celular. (Metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo).

O gás nitrogênio que forma a maior parte de nossa atmosfera é fixado nas raízes de algumas plantas e passa a constituir as proteínas, essenciais para nossa alimentação.

Por falar em proteínas...

Somos feitos de proteínas! Compostos químicos orgânicos e essenciais ao nosso metabolismo, que juntamente as vitaminas, lipídios e glicídios, entre outros, formam a parte orgânica de nosso corpo. São formados basicamente por carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) em sua maioria, as proteínas e vitaminas têm também o nitrogênio (N) e fósforo (P), além de uma pequena porcentagem de metais, que nos são fornecidos através dos sais minerais.

As proteínas exercem uma grande variedade de funções: dinâmicas e de transporte, defendem nosso corpo, aceleram as reações (enzimas), controlam o metabolismo (hormônios). Agem também de forma estrutural como o colágeno e a elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos.

Para descobrir mais sobre os elementos químicos e o nosso corpo pesquise nos links abaixo.

Veja algumas fontes dos sais minerais e onde atuam em nosso corpo acessando o estudo sobre nossa nutrição e saúde

Os constituintes da Célula

Os compostos orgânicos

As ligações entre os elementos químicos: como os elementos químicos formam os compostos através das ligações químicas



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões