Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Quais elementos químicos são encontrados no corpo humano?

Conheça-os!

A  A  A     

19 de abril de 2012

Olhe ao redor. Com certeza você vai ver alguma coisa feita de metal, como por exemplo o ferro dos parafusos, o cobre dos fios elétricos etc. Os metais na forma neutra possuem características marcantes como o brilho. Já pensou alguma vez se estes elementos químicos também existem em nosso corpo?

Os elementos químicos estão presentes nos seres vivos de diversas formas, então, o mesmo átomo de ferro que constrói um navio de aço pode um dia estar na molécula de hemoglobina presente em nosso sangue e responsável pelo transporte de oxigênio às células. Já o cobre é um micromineral muito importante armazenado no fígado, que converte o ferro em hemoglobina e é essencial ao aproveitamento da vitamina C pelo organismo. Está presente no cérebro e nos tecidos conectivos.

Nós absorvemos estes metais através de nossa alimentação:  os sais minerais são elementos que desempenham diversas funções essenciais no organismo, tanto como íons dissolvidos em líquidos orgânicos como constituintes de compostos essenciais. Juntamente com a água formam a parte inorgânica constituinte de nosso organismo. Podem participar de estruturas esqueléticas do corpo dos seres vivos, como é o caso do fosfato de cálcio, abundante nos ossos e nos dentes.

Os elementos formam diferentes compostos químicos através das ligações químicas. Podemos encontrá-los em todos os lugares, inclusive dentro de nós, de diferentes formas! O mesmo átomo de oxigênio que existe na atmosfera na molécula do gás oxigênio (O2) servirá para dar energia ao nosso corpo através da respiração celular. O mesmo átomo de fósforo presente ao acendermos o fogão poderá algum dia fazer parte das proteínas de nossa alimentação, vindo a formar a molécula de ATP (Adenosina trifosfato) responsável por armazenar a energia no metabolismo celular. (Metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo).

O gás nitrogênio que forma a maior parte de nossa atmosfera é fixado nas raízes de algumas plantas e passa a constituir as proteínas, essenciais para nossa alimentação.

Por falar em proteínas...

Somos feitos de proteínas! Compostos químicos orgânicos e essenciais ao nosso metabolismo, que juntamente as vitaminas, lipídios e glicídios, entre outros, formam a parte orgânica de nosso corpo. São formados basicamente por carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) em sua maioria, as proteínas e vitaminas têm também o nitrogênio (N) e fósforo (P), além de uma pequena porcentagem de metais, que nos são fornecidos através dos sais minerais.

As proteínas exercem uma grande variedade de funções: dinâmicas e de transporte, defendem nosso corpo, aceleram as reações (enzimas), controlam o metabolismo (hormônios). Agem também de forma estrutural como o colágeno e a elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos.

Para descobrir mais sobre os elementos químicos e o nosso corpo pesquise nos links abaixo.

Veja algumas fontes dos sais minerais e onde atuam em nosso corpo acessando o estudo sobre nossa nutrição e saúde

Os constituintes da Célula

Os compostos orgânicos:

As ligações entre os elementos químicos :Como os elementos químicos formam os compostos através das ligações químicas


Esta pergunta foi respondida pela equipe de professores do serviço Professor Web

Você tem mais algum mistério desse tipo? Mande sua pergunta para o Fale Conosco e confira aqui e no twitter se ela foi selecionada. As respostas são divulgadas todas as quintas-feiras.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar