Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que vemos sempre a mesma face da lua?

A  A  A     

 

Existem vários estudos, poesias, lendas e histórias sobre a Lua, todas tendo em comum um enredo que trata de mistério, do oculto e do poético, onde ouvimos falar até da existência de monstros e de seres estranhos e bizarros. Mas voltando ao século XXI, de onde surgiu tanta história, tanta criatividade?

Se tivermos sorte de estarmos com um céu claro e no período de Lua Cheia, teremos a oportunidade de olhar para o passado que se une ao nosso presente, pois a face da lua que vemos é a mesma vista a milhares de anos atrás pelos nossos antepassados.

Sabemos que a Lua é o que chamamos de corpo iluminado, ou seja, ela não tem luz própria e na verdade reflete a luz do sol, nosso “astro rei”. Mas ao mesmo tempo em que temos uma face iluminada temos também uma face oculta,”negra”, onde não existe a presença da luz pois ela não é refletida.

Percebemos também que a lua possui um ciclo de fases durante a sua órbita em torno da Terra: Lua Quarto Minguante, Lua Cheia, Lua Quarto Crescente e Lua Nova, completando seu ciclo de fases em um intervalo de tempo de aproximadamente de 29d 12h 44m 2.9s ( 29,5 dias) e chamamos esta duração de LUNAÇÃO ou de período sinódico da Lua.

Agora pensemos juntos! A Lua, da mesma maneira que o nosso planeta, possui dois movimentos, o de rotação e o de translação. Desta maneira, para que sempre vejamos a mesma face, estes dois movimentos devem ser iguais pois um seria compensado pelo outro.

Mas nada acontece ao acaso! A hipótese aceita hoje em dia é de que no início do nosso sistema solar o nosso planeta Terra influenciou o período de rotação e translação da lua. Inicialmente eles eram diferentes, mas com o impacto das forças de marés do nosso planeta, ocorreram deformações na superfície da Lua até o momento em que houve sincronização dos períodos de rotação e translação.

Uma outra curiosidade! Se um astronauta estiver no lado iluminado da Lua (nós como referencial) ele não verá a Terra nascer ou se pôr como ocorreria aqui na Terra em uma situação inversa e, se este astronauta estiver no lado não visível, no lado oculto em momento algum ele conseguirá ver o nosso planeta.

Agora que você já sabe do porquê de sempre estarmos observando a mesma face da lua, será que é possível que a Lua venha a cair sobre as nossas cabeças algum dia.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões