Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que temos cãibras?

Uma sensação desagradável!

A  A  A     

 

Os seres vivos necessitam de energia para sobreviver. Esta energia  é adquirida a partir do processo de respiração (respiração celular) ou do processo de fermentação.  A maioria dos seres vivos realizada a respiração celular, processo que necessita de oxigênio e glicose.

A molécula de glicose é “quebrada” pelo oxigênio, capturando sua energia. É um processo que se passa nas mitocôndrias das células e requer três etapas: glicólise, etapa em que a molécula de glicose é desidrogenada (retirada dos hidrogênios) e produz duas moléculas de ácido pirúvico. Ciclo de Krebs, onde mais hidrogênios são retirados das moléculas e Cadeia Respiratória, etapa em que os hidrogênios retirados são transportados até o oxigênio formando água e grande quantidade de molécula de energia, o ATP.

O processo de fermentação é  realizado por muitos fungos e bactérias e também  por nossas células musculares quando há realização de  exercício muito intenso. Há  necessidade da glicose mas  não há necessidade de oxigênio. A quebra da glicose termina na etapa de glicólise. Os hidrogênios retirados da glicose não são levados para o oxigênio. O ácido pirúvico recebe elétrons de hidrogênio transformando-se em ácido láctico ou álcool etílico (etanol) e gás carbônico, dependendo do tipo de organismo que realiza o processo. Se o produto da fermentação é ácido láctico, fala-se em fermentação láctica; se o produto é álcool etílico, fala-se em fermentação alcoólica. 
 

Sentimos cãibras quando o oxigênio que chega ao músculo não é suficiente para a obtenção de toda a energia necessária. Para compensar essa falta, as células musculares realizam fermentação láctica e acumula-se ácido láctico no músculo, o que produz dor e fadiga.

Posteriormente, parte do ácido é conduzida pela corrente sanguínea ao fígado e transformada em ácido pirúvico, que é convertido em glicose. Como essa transformação consome oxigênio, aumenta o débito desse gás, que é compensado pela respiração ofegante após o exercício.

As causas das cãibras também está relacionada à falta de hidração do organismo e baixos níveis de potássio e cálcio no sangue.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões