Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que os raios do sol queimam a pele?

A  A  A     

 

Quando pensamos em Sol, lembramos da maravilhosa luz que ilumina nosso planeta nos concedendo dias belos para realizar diversas atividades de lazer como passear ao ar livre, ir à praia, praticar diversos tipos de esporte e, para muitas pessoas, obter “aquele” bronzeado.

Além de todo este prazer sabemos que a luz solar é indispensável para a manutenção da vida na Terra. É a partir da luz solar que os vegetais realizam a fotossíntese, processo em que há produção de  compostos orgânicos e oxigênio necessários  para sobrevivência de todos os seres vivos. A luz solar é realmente a principal fonte de energia da Terra. Porém, sabemos os prejuízos que uma exposição prolongada ao Sol pode fazer nossa pele. Quem nunca ficou todo dolorido e avermelhado depois de um dia de Sol bem quente na praia?

Para entendermos a ação do Sol sobre nossa pele é necessário entendermos sobre radiação solar. A radiação solar é a energia radiante emitida pelo Sol, é transmitida sob a forma de radiação eletromagnética. Parte é emitida como luz visível e parte é emitida como radiação ultravioleta.

Podemos entender a radiação ultravioleta como sendo a radiação eletromagnética emitida pelo sol que tem comprimento de onda menor que a radiação da luz visível e maior que a radiação dos raios X. A radiação ultravioleta pode ser dividida quanto a frequência do comprimento de onda em radiação ultravioleta A ou UVA, radiação ultravioleta B ou UVB e radiação ultravioleta C ou UVC. Observa-se que, devido à diminuição da camada de ozônio, a radiação UVB tem chegado com grande intensidade na Terra causando prejuízos à saúde e ao ambiente.

Nossa pele constitui o revestimento externo de nosso corpo e tem a função de proteção dos tecidos internos da própria pele, regulação da temperatura corporal, guarda nutriente e é órgão sensorial possuindo várias terminações nervosas. É formada por células que produzem diferentes produtos que ajudam na proteção do corpo como cabelos, unhas, pêlos e melanina. A melanina é o pimgento que dá a cor da pele e protege contra os rais ultravioletas do Sol.

A produção de melanina é feita pelos melanócitos ou melanoblastos, células da camada basal da epiderme que mantêm contato com os queratinócitos por intermédio de projeções citoplasmáticas. Esses prolongamentos é que permitem que os pigmentos melânicos produzidos se depositem nos queratinócitos (células responsáveis pela síntese de queratina da pele, evitando a desidratação da pele).

Quando nos expomos ao sol nossa pele logo fica avermelhada porque há maior produção de melanina para proteger a pele. Caso a exposição se prolongue a radiação ultravioleta do sol danifica as estruturas celulares e provoca a morte destas células.




compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões