Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que os pelos ficam arrepiados no inverno?

Um leve vento frio e...

A  A  A     

 

Com o frio batendo nas nossas portas, fica a curiosidade de sabermos por que os nossos pelos se arrepiarem com um leve vento frio! Bem, para responder a essa pergunta, devemos ver duas ciências: a Biológica e a Física!

O nosso corpo como sabemos é homeotérmico, ou seja, ele mantém a temperatura constante em aproximadamente 36º C, mas para fazer com eficiência esta tarefa ele se utiliza de duas ferramentas, o ARREPIO E O SUOR. Hoje falaremos sobre o ARREPIO. O SUOR é uma outra história!

Para cada pelo do nosso corpo existe um músculo chamado de eretor, que tem por finalidade eriçar, ou em outras palavras, arrepiar o pêlo. Essa é então a reação do nosso corpo para nos proteger do frio que faz com que percamos CALOR (não se preocupe com este termo já vamos falar sobre ele!).

Quando o pelo arrepia, na verdade o nosso corpo NÃO QUER DEIXAR O CALOR IR EMBORA, em função disso ele tenta deixar o AR QUENTE mais próximo da pele... O pelo arrepiado acaba então por dificultar esta saída do ar quente!

E para arrepiar, basta o músculo querer? Não! Existe também a participação dos vasos sanguíneos que diminuindo o seu calibre (diâmetro), a chamada vasoconstrição faz com que ocorra a diminuição dos vasos que percorrem a nossa pele, em conseqüência disso ocorre a diminuição do volume de sangue que irá “ceder” calor ao meio ambiente frio, deixando a nossa pele PÁLIDA.

Agora vejamos a parte física deste mistério!

Bem, esta pergunta pode ser rapidamente respondida ao lembrarmos que o calor só existe quando a energia passa de um corpo para o outro ocorrendo uma variação da temperatura, ou seja, o calor é o trânsito, o movimento desta energia que passa de um lado para o outro!

O calor é uma forma de energia que só se estabelece se houver diferença de temperatura entre os corpos, não havendo essa diferença, NÃO HAVERÁ TROCA DE CALOR!

Em função do que vimos acima, podemos concluir que o processo se baseia em respostas fisiológicas do nosso corpo em função de fenômenos físicos que o ambiente e o nosso corpo fazem entre si.

O vaso se contrai e o músculo eretor deixa os pelos arrepiados, o que dificulta a perda de ar quente que esta próximo à nossa pele. Tudo isso faz parte do nosso processo de regulagem da temperatura corporal. E o suor? Querem saber mais sobre ele?

Vamos tratar em breve aqui no DESVENDANDO MISTÉRIOS!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões