Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que os camundongos são usados como cobaias?

A  A  A     

 

Animais como cães, coelhos, galinhas, gatos, macacos, ratos, porco, camundongo entre outros,  sempre foram utilizados por pesquisadores em laboratório para experiências científicas. A partir do século XIV, com início dos estudos em genética, os camundongos passaram a ser  mais utilizados nas pesquisas por apresentam seu genoma muito parecido com o do ser humano além de serem pequenos, muito prolíferos, ter período de gestação curto (período de gestação é de 19-21 dias), ser de fácil domesticação e manutenção.
 

O camundongo é um mamífero roedor da espécie conhecida como Mus musculus, que é uma espécie que apresenta características próprias que os diferenciam de seu parente próximo, os ratos, que são maiores e possuem hábitos diferentes.

Graças a diferentes experimentos realizados com  camundongos cujo metabolismo e fisiologia já é bem conhecido pela comunidade científica foram possíveis as descobertas de tratamentos, medicamentos e de como ocorrem os processos relacionados a diversas  doenças. Entre elas, estão a hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, apoplexia, obesidade, catarata, mal de Parkinson, Alzheimer, câncer, fibroses, HIV, surdez, doenças do coração, distrofia muscular ,  problemas na medula espinhal entre outros enfermidades.

O local onde os camundongos são criados em laboratório é chamado biotério. Geralmente um biotério inicia-se com uma fêmea e um macho ou com um macho e duas fêmeas.

O biotério é um ambiente não natural que deve ter todas as condições ótimas para o bom desenvolvimento do animal sendo controlado pelo pesquisador para suprir todos os fatores de sobrevivência do como temperatura, luz, ventilação, umidade, ruído, qualidade do ar, da água, alimentação etc.

A gaiola para desenvolvimento destes animais deve ser escolhida obedecendo todas as especificações para iniciar a criação observando o número de indivíduos a serem criados, tipo de piso, tipo de pesquisa a ser realizada, entre outros aspectos a serem considerados.

Após seres utilizados nas pesquisas estes animais passam pelo processo de eutanásia, ou seja, morte sem dor ou sofrimento. Para isto os cientistas utilizam técnicas que devem ser humanitárias que não causem terror ou sofrimento ao animal, não causem contaminação,  deve ser uma ação rápida e não deixem as pessoas que assistem o processo impressionadas. Geralmente em camundongos é  utilizado anestésicos por inalação em câmara especial, barbitúricos e
irradiação com microondas.

Vale lembrar que a utilização de animais em pesquisas científicas é regulamentada por  normas e leis que devem ser rigorosamente observadas pelas insituições de pesquisa.
Veja aqui: Lei Procedimentos para o Uso Científico de Animais

Consulte outros materiais do nosso site:

Estudo interativo – Ameaças a saúde I

Estudo interativo – Ameaças a saúde II

Estudo interativo – Leis de Mendel

Estudo interativo Mamíferos

Células de gordura aplicadas em camundongos recupera músculos enfraquecidos por distrofia muscular: Video Youtube



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões