Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que existem cabelos crespos e lisos?

Qual o gene dominante?

A  A  A     

 

Conhecido como a moldura do rosto, os cabelos são estruturas produzidas por células de nossa pele e dependendo da natureza genética de cada um apresenta-se liso, crespo, cacheado, louro, castanho ou ruivo entre outras características. É, principalmente para as mulheres, uma estrutura que dispensa muitos cuidados, pois é entendido como um dos sinais de beleza.

Apesar de ter constituição determinada geneticamente, pode ter sua estrutura modificada a partir de processos químicos que alteram sua constituição transformando o cabelo crespo em liso, liso em crespo, preto em louro etc. Isto tudo é possível porque o cabelo é basicamente constituído de uma proteína chamada alfa-queratina que é produzida a partir de uma espécie de “bolsa” existente na epiderme chamada folículo piloso.

Em cada fio de cabelo há milhares de cadeias de alfa-queratina, que possuem átomos de enxofre. Quando dois destes dois átomos de enxofre se juntam, eles formam uma ligação de dissulfeto. Quanto maior o número dessas ligações, mais crespos os cabelos serão, e quanto menos ligações, mais lisos.

Como podemos ver, com a utilização de produtos que promovam reações químicas na queratina do cabelo (unir ou separar as ligações de enxofre), é possível fazer as modificações da estrutura do cabelo que já está crescido, pois não devemos esquecer o cabelo sempre vai ser produzido de acordo com a informação genética que a pessoa possui.

Em relação à transmissão genética da forma dos cabelos, podemos esclarecer que o gene que determina o cabelo crespo é dominante sobre o gene que determina o cabelo liso. Se uma pessoa herda um gene que codifica o cabelo crespo, da mãe, e outro do pai, seu cabelo será crespo. Se herdar um gene para cabelo liso da mãe e um gene de cabelo liso do pai, seu cabelo será liso. Se herdar um gene para cabelo liso da mãe e um gene para cabelo crespo do pai (ou vice-versa) seu cabelo será crespo, pois o gene para cabelo crespo, como já dito, é dominante sobre o gene para cabelo liso.

Acesse estes conteúdos complementares:

Divisão celular
Tecido epitelial

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões