Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que bocejamos?

A  A  A     

 

O ato de bocejar é considerado um dos maiores mistérios do comportamento humano e animal. Porém, a explicação mais difundida é de que o bocejo serve para aumentar a entrada de oxigênio no organismo ou para nos livrarmos do excesso de dióxido de carbono no nosso sistema.

O Bocejo significa a abertura espasmódica da boca, com aspiração seguida de expiração prolongada do ar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais oxigênio e o organismo se equilibra, já que a quantidade de oxigênio na corrente sangüínea aumenta.

Agora a pergunta que não quer calar: por que isso ocorre? Por empatia, ato de reflexo? Sabemos que imitar o comportamento de outras pessoas é uma tendência do ser humano, e pessoas empáticas, com muita sensibilidade às ações alheias, são as que mais facilmente vão bocejar aos observar outros fazendo o mesmo. Mas a verdade é que ninguém sabe ao certo o motivo do "contágio" de bocejos.

Quais as causas do bocejo?

Suas causas são diversas, dentre elas o baixo nível de oxigênio no sangue que faz com que o indivíduo sinta-se cansado e necessite assim de uma carga extra de oxigênio. Outra causa pode ser o cansaço mental, quando se trabalha com a mente por um longo espaço de tempo, os reflexos nervosos ficam mais lentos, e é aí que o organismo utiliza-se do bocejo para regular as atividades sensoriais.

E ele é "contagioso"?

O bocejo está sempre relacionado ao sono, a situações entediantes ou relaxamento. É fato que ele "pega", mas os bebês, por exemplo, só bocejam por contágio após dois anos de idade.




compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões