Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que as tatuagens são definitivas?

A  A  A     

 

Quando falamos em tatuagens algumas dúvidas sempre aparecem: em qual camada da pele elas são feitas e por que são definitivas? Vamos lá!

A pele é dividida em três camadas: epiderme, derme e tela subcutânea. As tatuagens são imagens obtidas pela introdução de partículas pigmentadas na derme com auxílio de agulhas. O pigmento introduzido é então fagocitado por macrófagos locais.

As imagens tendem a manter-se pelo fato de haver várias gerações de macrófagos que podem apoderar-se, localmente, da pigmentação que fica disponível com a morte de outros. É portanto pelo fato de se introduzir na derme que os pigmentos ficam para sempre na pele, ao passo que, quando nos riscamos com uma caneta, uma vez que o pigmento se vai restringir à epiderme, a tinta sai com algumas lavagens.

Para sempre, ou não?


Embora novas técnicas para remoção apareçam a cada ano, a verdade é que retirar tatuagens é tarefa difícil e por vezes dolorosa. Qualquer que seja a opção de retirada escolhida, as cicatrizes decorrentes são quase sempre inevitáveis. Às vezes não há marcas, mas pelo tipo de desenho ou cores utilizadas a remoção total é impossível.

Por isso, a pessoa que desejar se livrar da tatuagem precisa avaliar se prefere mantê-la ou ficar com algum tipo de cicatriz ou mancha no local. A extensão dos problemas vai depender do tamanho da tatuagem, bem como da reação da pele ao tratamento aplicado.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões