Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que as águas-vivas queimam a nossa pele?

A  A  A     

 

Você já imaginou ser queimado em pleno banho de mar?  

Isto pode ocorrer se você estiver próximo a pequenos e lindos animais aquáticos conhecidos como águas-vivas ou medusas. Estes animais fazem parte do filo cnidários ou celenterados do qual fazem parte também os corais, anêmonas e hidras. São em sua maior parte de ambiente marinho.

As águas-vivas são assim chamadas porque seu corpo tem uma estrutura transparente e gelatinosa, que contém muita água, em média, 95% do corpo destes animais. Desta estrutura arrendondada partem vários e longos tentáculos, por isso, são também chamadas de medusas.

Os tentáculos funcionam como órgãos de defesa e apreensão de alimentos. São nestes tentáculos que se encontram células especiais cheias de substância urticante. Nos momentos em que este animal se sente ameaçado ou quando necessita capturar alimento, estas células ejetam um minúsculo espinho cheio de toxina. Caso esta toxina atinja a pele humana ocorre queimação da pele e, dependendo da espécie da água-viva, provoca sérios problemas no organismo podendo levar á morte em alguns casos, pois a substância urticante ejetada por determinadas espécies são paralisantes, necrosantes e destruidoras de glóbulos vermelhos. 


O grau de queimadura que uma pessoa pode ter quando em contato com uma água-viva vai depender da espécie e da região da pele atingida.  A maioria das espécies, entretanto, não apresenta toxina mortal, mas há uma espécie encontrada nas praias australianas, popularmente conhecida como Irukandji (nome científico - Carukia barnesi), muito pequena com grandes tentáculos que já levou milhares de pessoas à morte e, por isso, é uma das espécies mais perigosas que existem.

Quando uma pessoa é atingida por uma água-viva deve rapidamente ser retirada da água e procurar cuidados médicos, visto que algumas podem ter choque anafilático, uma reação alérgica severa e rápida, caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação sanguínea, acompanhada ou não de edema da glote.

Segundo pesquisas cientificas, motivo da aparição cada vez mais frequente de águas-vivas nas praias se deve ao aquecimento das águas e à eliminação de predadores importantes, como tubarões e atum. Essas condições são ideias para que estes animais se reproduzam muito e rapidamente. 

Acesse os conteúdos complementares:

Estudo Interativo- Cadeia Alimentar
PodVest- Cnidários



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões