Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que apenas a superfície dos lagos e rios congela?

Vamos descobrir!

A  A  A     

 

Você já se perguntou porque apenas a superfície dos lagos e rios congela? Nossos professores desvendam esse mistério para você! 
 
Esta dúvida não foi apenas minha quando era criança ou adolescente! Imagine você colocando uma tigela de água para congelar para que depois a mesma seja colocada em um isopor para a viagem de amanhã! Para a nossa surpresa ao tentarmos retirar o gelo da tigela, uma fina camada de gelo na superficie se rompe e pronto...só água gelada! 
 
Fora o desespero de ter que comprar o gelo em alguma loja, fica a dúvida: por que isso aconteceu? Esse fenômeno também acontece em lagos e rios e é uma grande armadilha aos aventureiros desavisados, que ao andar sobre esta camada fina a quebra com o peso do corpo, caindo em águas geladas. 
 
Para explicar isso, devemos ter em mente alguns conceitos: 
 

Devido às ligações chamadas pontes de hidrogênio que existem para a molécula de água e, em menor razão, devido à existência de gases dissolvidos e que podem ficar aprisionados, a água tem o que chamamos de “comportamento anômalo”, pois a sua densidade ao contrário do que acontece com outros líquidos tende a se elevar à medida que aumentamos a temperatura. Desta maneira, o GELO É MENOS DENSO DO QUE A ÁGUA E POR ISSO ELE FLUTUA! 

Ainda devido ao comportamento anômalo da água: a água mais densa é aquela que está a 4ºC, com isso, ela desce e fica no fundo dos lagos, ao passo a que a água a 0ºC que está menos densa fica na superfície, trocando calor diretamente com o ambiente e com isso facilitando seu congelamento.

Mas existe alguma vantagem nisso? Podemos pensar que não, mas a natureza é sábia! Se por acaso tudo ocorresse a contrário e o gelo fosse mais denso que a água, após a sua formação ele desceria até ao fundo do lago ou do rio, fazendo então com que a água se congelasse de baixo para cima e não de cima para baixo (não esquecendo a chamada Convecção).

Se isso ocorresse, os seres vivos microscópicos, peixes e algas que vivem no fundo seriam os que sofreriam rapidamente a pior conseqüência deste fenômeno: a morte!



Veja então que este comportamento “ANÔMALO” da água foi protege a vida aquática e a terrestre que depende dela.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões