Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que a voz envelhece?

Um complexo fenômeno do sistema respiratório

A  A  A     

 

Tão importante quanto andar, correr, segurar objetos e realizar atividades diversas que envolvam as pernas, braços e pés, a voz é uma característica especial que nos permite expressar sentimentos e nos relacionarmos. Para muitas pessoas, como professores, cantores, atores, vendedores, locutores de rádio etc. é o principal recurso de trabalho.

Observamos que a voz é diferente em cada fase de vida. Quando criança, a voz de meninos e meninas é mais ou menos igual, na adolescência, a voz modifica-se para ambos, sendo nos meninos, característica típica nesta fase de vida. Na idade adulta a voz torna-se mais firme e com a idade mais avançada, acompanhando todas as modificações naturais, devido o passar dos anos, a voz começa a ficar menos firme e com tom mais baixo. Nas mulheres a voz fica com timbre mais grave e nos homens, mais fino.

Para entendermos como a voz envelhece precisamos saber como a voz é produzida.  Ela é um fenômeno relacionado ao sistema respiratório, já que é produzida pela vibração do ar que é expulso dos pulmões pelo diafragma e que passa pelas pregas ou cordas vocais. Com a modificação desse ar que ocorre pela movimentação da boca, lábios e língua, o som é produzido. Vale a pena lembrar que som é onda sonora.  É a onda sonora que vai atingir a cóclea do ouvinte e aí, a voz é ouvida.


As cordas vocais são formadas por fibras musculares e estão situadas na laringe. Estas fibras musculares se distendem ou se relaxam pela ação dos músculos da laringe. O que chamamos de timbre da voz depende das várias cavidades que vibram em ressonância com as pregas vocais – as cavidades ósseas, nasais, a boca, a garganta, traquéia, pulmões e a própria laringe.

Com o passar do tempo, as cordas vocais engrossam, os movimentos das articulações são reduzidos, ocorrem diminuição de hormônios, calcificação das cartilagens, a musculatura da laringe atrofia e também ocorre perda da capacidade dos pulmões.

Os cuidados com a postura da voz podem retardar o processo de envelhecimento da voz. São cuidados simples, mas que trazem muitos benefícios não só para a voz, mas para os demais órgãos do corpo do indivíduo:

- usar a voz corretamente;
- beber no mínimo dois litros de água por dia;
- evitar bebidas destiladas;
- evitar o fumo e a cafeína;
- evitar falar alto ou baixo, rápido, descompassadamente e por muito tempo;
- evitar pigarrear.

A partir dos 50 anos, estas alterações já podem ser observadas, porém a boa saúde física e psicológica, além de fatores genéticos, sociais, ambientais e raciais podem ampliar o período da saúde da voz. 

Como todos os músculos de nosso corpo, as cordas vocais podem ser exercitadas para se tornarem mais firmes e mais saudáveis por mais tempo.  O fonaudiólogo é o profissional que deve ser procurardo para orientar a forma mais correta de exercitar sua voz e mantê-las saudáveis.

Conteúdos relacionados:
Estudo Interativo- Sistema Respiratório
PodVest- Fisiologia da respiração
 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões