Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Como se formam os tornados?

A  A  A     

 

Os tornados voltaram às manchetes este mês após causar destruição e mortes da região Sul dos Estados Unidos. Vamos conhecer melhor como eles se formam e entender a diferença entre furacão, tufão e ciclone? Os termos furacão e tufão são nomes regionais para intensos ciclones tropicais, sendo este último um termo genérico para um centro de baixa pressão sobre águas tropicais ou sub-tropicais e intensa circulação ciclôcica à superfície. Os ciclones tropicais são regionalmente denominados da seguinte maneira: furacões - no Oceano Atlântico Norte, Oceano Pacífico Nordeste a leste da linha internacional da data e no Oceano Pacífico Sul a leste da longitude 160°E; tufões - no Oceano Pacífico Noroeste a oeste da linha internacional da data. ex: Japão e na Indonésia. ciclone tropical severo - no Oceano Pacífico Sudoeste a oeste da longitude 160°E e no Oceano Índico Sudeste a leste da longitude 90°E; tempestade ciclônica severa - no Oceano Índico Norte; e ciclone tropical - no Oceano Índico Sudoeste. ex:Índia e Austrália Um centro de baixa pressão não-frontal passa por vários estágios até atingir a condição de furacão, sendo classificados de acordo com o vento sustentável de superfície: máximo até 17 m/s - depressões tropicais; máximo entre 18 e 32 m/s - tempestade tropical; máximo acima de 33 m/s - furacões, tufões...

Tornados

Os Tornados ocorrem em condições violentas de tempestade. Ventos correm em diferentes direções dentro de um poderoso redemoinho e a força centrífuga joga o ar para longe do centro, deixando no meio um miolo de baixa pressão. Nesse miolo de baixa pressão os ventos podem alcançar 500 km por hora ou mais. Em cima, ele é esbranquiçado, mas na parte inferior ele é escuro, devido às partículas que carrega e os destroços de pedras, árvores e até mesmo pedaços de carros e prédios. Quando a parte debaixo do funil toca um prédio, as partículas funcionam como uma serra, cortando tudo em que toca. Geralmente eles correm para o leste com velocidades de 40 até 200 por hora.

Há Tornados no Brasil?

Tornados de fato ocorrem no Brasil, mas não são observados com a mesma freqüência com que são nos Estados Unidos. Danos possivelmente causados (e às vezes confirmados) por tornados isolados são relatados todo ano, especialmente na parte do sul do país. Isto porque as condições sinóticas favoráveis ao desenvolvimento de condições de tempo severo na América do Sul ocorrem a leste dos Andes em torno de 30°S. Estas condições assemelham-se, de certo modo, às condições observadas sobre as planícies centrais dos Estados Unidos durante a temporada de tempo severo naquele país. Existem evidências fotográficas, tais como rotas de destruição abertas em florestas e campos, que nos fazem acreditar que a ocorrência de tornados no Brasil, embora incomum, não seja tão rara quanto se pensava anteriormente. 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões