Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Como se forma o granizo?

Entenda este fenômeno meteorológico

A  A  A     

 

Para responder esta pergunta, primeiro temos que definir o que é granizo.

Granizo é uma das formas de precipitação atmosférica, um fenômeno meteorológico, e esta, em particular, acontece na forma sólida de gelo.

O tamanho das pedras de granizo pode surpreender o passante por sua variabilidade, desde meros 5mm de diâmetro ao tamanho de uma bola de tênis. Mas é bom registrar que as maiores pedras de granizo já registradas tinham cerca de 5 kg e caíram em Bangladesh causando quase 800 óbitos e muitos mais feridos.

O que muitas pessoas não sabem é que a formação de granizo é comum nas nuvens de tempestade, o incomum é que o granizo atinja a superfície.

E como ele se forma?

A formação do granizo ocorre nas nuvens do tipo cumulonimbus (as de tempestade), . No interior delas existem correntes de ar ascendentes e descendentes que ficam levando o vapor d'água condensado acima do que chamamos de linha Isotérmica, que é de 0ºC e depois o "arrastam" abaixo desta linha. 

Acima, desta linha as gotículas de água se congelam e depois "caem", seja por peso ou por uma corrente descendente. Neste vai-e-vem o granizo derrete e depois recongela num processo contínuo de aquecimento e resfriamento que absorve cada vez mais umidade e cria camadas e mais camadas de gelo até que as bolas de granizo alcançam um peso que impede sua sustentação, e então ele cai.

Entre a parte mais baixa das nuvens e o solo as pedras de granizo são expostas à temperatura do ar e podem ser aquecidas. Esse aquecimento pode ou não liquefazer o granizo.

Veja um vídeo interessante do Youtube aqui.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões