Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Como funciona um gerador?

A  A  A     

 

Daqui a alguns anos, mesmo que você não tenha feito um curso voltado para as ciências exatas, com certeza irá se lembrar de alguns conceitos e frases ditos em sala de aula por seu professor.

Uma delas que até hoje não me esqueço é a famosa frase: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma” dita lá pelos idos de 1789 pelo famoso cientista Lavoisier e, que ficou conhecida como a Lei da Conservação da Massa.

Bem, mas o que ele quis dizer com isso? Vamos entender parte desta frase já respondendo este mistério em como podemos “GERAR ENERGIA”. Utilizar um dispositivo qualquer que transforme outras formas de energia em energia elétrica é a finalidade do chamado GERADOR ELÉTRICO.

Se usarmos termos mais técnicos, podemos completar que um GERADOR ELÉTRICO é um dispositivo de fem (força eletromotriz) que realiza um TRABALHO sobre portadores de cargas, que ao manter uma diferença de potencial entre seus terminais acaba gerando uma CORRENTE ELÉTRICA!

Mas será que é tão complicado assim? Só vamos ver geradores elétricos em filmes de física ou ficção? Não!

Ao nosso redor temos diversas maneiras e dispositivos que geram energia, como por exemplo as pilhas e baterias que são na verdade geradores químicos, as usinas hidrelétricas que são geradores mecânicos e as usinas nucleares que são geradores nucleares, ou seja, todos os exemplos anteriores são geradores elétricos. Cada um deles transforma outras formas de energia em energia elétrica e para cada um deles existem características particulares que podemos estudar mais a fundo no tira-dúvidas com o Professor Web, não é?

Vamos pensar em uma usina hidrelétrica e ver quais são os passos que a eletricidade faz até chegar em nossas casas:

- Em primeiro lugar, a energia deve ser GERADA, no caso da usina hidrelétrica a água represada quando são e posta em queda livre transforma energia mecânica em energia elétrica e, neste exato momento entram em ação os geradores e turbinas;

-Logo após esta conversão, aparecem as linhas de transmissão que conduzem a energia gerada até uma subestação que abaixa a tensão. Dica para você verificar mais tarde! Normalmente esta subestação fica nos arredores das cidades (procure na sua e verá facilmente o nome SUBESTAÇÂO);

Pronto! Feito este abaixamento de tensão, ocorre a distribuição pela rede elétrica da cidade, fazendo então com que esta energia chegue até nós. Mas será que é só para isso que necessitamos de geradores, só serve para nós, aqui na terra?

Imagine então se os astronautas não tivessem geradores químicos, solares e seus respectivos armazenadores de eletricidade... 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões