Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Como funciona o bafômetro?

A  A  A     

 

No Brasil, temos o costume de dar nomes que tentem popularizar algo, neste caso o “bafômetro” não fugiu à regra!

Em inglês, o bafômetro é conhecido como "breath alcohol analyzer" – ANALISADOR DE ÁLCOOL NO HÁLITO, ou seja, não é um equipamento para “MEDIR BAFO” e, sim um equipamento que se utiliza de um processo químico tabelado que por comparação acaba calculando a concentração de álcool no sangue de uma pessoa em função do ar que é exalado pelos pulmões. Mas para entendermos o que acontece devemos saber algumas informações!

Em primeiro lugar, o ÁLCOOL analisado é o ETANOL (C2H5OH) que é proveniente de bebidas alcoólicas que são vendidas em bares e outros estabelecimentos comerciais para depois serem ingeridas.

Mas de onde vem esta comparação?


Quando uma pessoa ingere álcool, após alguns instantes este álcool acaba indo para a corrente sanguínea em função do nosso processo digestivo sendo absorvido pelo intestino delgado, enviado para a corrente sanguínea para só depois ser metabolizado (“filtrado”) pelo fígado. Deste ponto em diante começa o método de análise e, é neste intervalo, antes de ser processado pelo fígado que podemos “ver” e analisar a concentração de álcool no sangue.

Após já existir o etanol na corrente sanguínea, ocorre um equilíbrio químico, onde o ar contido nos pulmões acaba se SATURANDO (excesso) com o etanol presente no sangue, através de outro processo químico chamado de difusão gasosa dos gases, que tem como finalidade transportar os gases metabolizados no nosso corpo. Agora aparece o “bafômetro”! Este equipamento é muito utilizado hoje em dia para verificar EXCESSOS cometidos por motoristas e até mesmo criminosos em outras situações.

Os equipamentos podem ser baseados em medidas de condutividade elétrica usando materiais condutores que são influenciados pelas substâncias químicas do ambiente que se aderem à sua superfície (como óxido de estanho (SnO2), depositados sobre um substrato isolante ) ou por medidas espectrofotométricas na região do infravermelho, ou por reações de óxido-redução. A escolha de um ou mais equipamentos para determinada análise esta apenas dependente da rapidez e/ou necessidade de precisão da análise. Em casos como o de análise imediata, são usados “Bafômetros” portáteis e descartáveis para que exista rapidez e maior capacidade de análise de amostras.

Um método que podemos exemplificar é o de óxido-redução! Vejamos os passos que devem ser seguidos por um motorista que esta sendo investigado:

1- O motorista deve assoprar com força no canudinho, fazendo com que por arraste conduza o ar de seus pulmões para um analisador contendo uma solução ácida de dicromato de potássio;
2-O álcool presente no "bafo", é convertido em ácido acético conforme mostra a reação abaixo:

3CH3CH2OH + 2K2Cr2O7 + 8H2SO4 --> 3CH3COOH + 2Cr2(SO4)3 + 2K2SO4 + 11H2O

Nesta reação o etanol é convertido a ácido acético e o cromo, na forma de íon dicromato (amarelo alaranjado) é transformado em Cr+3 (coloração verde). Quanto maior a concentração de álcool, mais intensa é a coloração esverdeada obtida.

Segundo a lei n.º 11.705, de 19 de junho de 2008), que alterou diversos dispositivos do Código Brasileiro de Trânsito (lei n.º 9.503/97), o artigo 306 diz que "Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência".

No entanto estará passível de multa e suspensão de habilitação, se o resultado estiver acima de 0,1 mg de etanol por litro de ar expelido. E Se for flagrada com uma dosagem superior a 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro, o motorista irá responder criminalmente por este ato irresponsável, tendo uma pena que pode variar de seis meses a três anos de prisão.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões