Saúde

Os benefícios do RPG

A  A  A     

 

Postura arqueada, movimentos repetidos no trabalho, lesões provocadas por esportes. Tudo isso deixa a pessoa com muita dor ou pelo menos com um grande incômodo.

A Reeducação Postural Global – desenvolvida nos anos 80 pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard – se diferencia das outras terapias, pois cuida do corpo de forma global, sem fragmentá-lo para tratar apenas a causa do problema.

A fisioterapeuta especializada em RPG, Fátima Rosas, explica que a técnica de correção visa diminuir os problemas causados pelo desalinhamento da postura, o que faz a pessoa sentir dor. “A RPG tem uma visão do corpo de forma globalizada, pois os músculos estão ligados entre si em forma de cadeias. Muitas vezes o sintoma está longe da origem da dor, por isso, trabalhando o corpo como um todo se consegue descobrir onde surgiu o problema.

Uma dor no pé pode ser provocada pelo desalinhamento da bacia, por exemplo: A reeducação postural global permite a cura de problemas como hérnia de disco, lombalgia (dor lombar), dorsalgia (dor no dorso), cervicalgia (dor cervical), escoliose, lordose, cifose, desvios nos joelhos, tornozelo e articulações, como a temporomandibular (na face).

O que pode causar a má postura

Existem dois componentes que podem levar ao desalinhamento: fatores emocionais e esforço repetitivo. “Existem tensões emocionais que interferem na postura. É uma forma de linguagem do corpo. Uma pessoa tímida se fecha, outra que é mais extrovertida tem movimentos mais amplos. Isso fica marcado no gestual de cada um e interfere na postura.

Só que enquanto a dor não aparece, a pessoa não percebe que tem um problema. Já o esforço repetitivo está em moda por causa do tipo de trabalho que as pessoas fazem. Elas passam horas sentadas, com a postura errada e muitas nem sabem disso”, diz. É recomendado para quem trabalha sentado por muito tempo, levantar-se e alongar sua postura várias vezes durante a jornada de trabalho. Com o tempo as articulações começam a sofrer, o que traz conseqüências, como problemas musculares e articulares.

Mudança de atitude

Muito mais que exercícios de correção postural, a RPG incentiva a mudança de atitude da pessoa com o próprio corpo. “Enquanto as posturas estão sendo refeitas, a pessoa precisa se conscientizar do que está modificando e como está se beneficiando com isso. Somente tendo noção dos erros é que ela vai evitar cometê-los novamente”, afirma Fátima.

Ao todo são oito posturas corretivas: quatro em posição deitada, uma sentada e três de pé. “Cada uma delas foca determinadas cadeias musculares. O objetivo é sempre alongar os músculos rígidos e fortalecer os que estiverem flácidos. Uma sessão pode durar uma hora e a pessoa não faz as oito posturas de uma vez. Normalmente são três em cada sessão, uma vez por semana”, explica. Não existem contra-indicações para fazer a RPG, segundo Fátima. Os exercícios e a intensidade são adaptados para cada tipo de pessoa e ao problema, já que dentro dos oito exercícios existem inúmeras variações.
 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões