Saúde

Controlando o Ácido Úrico

A  A  A     

 

O ácido úrico é o produto final do metabolismo de purinas, formada durante a quebra de proteínas, em especial as de origem animal. A maior parte deste ácido é excretada pelos rins, mas algumas pessoas têm dificuldade para eliminá-lo, sofrendo de um distúrbio chamado hiperuricemia, que nada mais é que o excesso deste ácido no corpo.

Ele ocorre em 10-15% da população adulta com mais de 40 anos, e pode provocar, entre outras doenças, artrite, doenças renais e gota.

A gota é uma denominação associada a níveis anormais de ácido úrico no organismo. Quando o sangue humano fica saturado de ácido úrico, pode ocorrer a cristalização dele nos rins, gerando um cálculo renal. Muitos pacientes com gotas desenvolvem “pedras nos rins” com esta característica. Fechar a boca para alguns tipos de comida é a primeira medida a ser tomada, principalmente com relação às carnes vermelhas.

Quem não troca um churrasquinho por nada no mundo e anda exagerando no consumo de carne deve tomar um cuidado especial com as taxas de ácido úrico. Freqüentemente ignorado, em especial por não apresentar sintomas mais explícitos de seu excesso no organismo, ele merece atenção pois pode trazer outras complicações mais graves.

Alimentos que não devem ser consumidos

Em geral, a alimentação não precisa sofrer grandes mudanças, existem apenas algumas restrições que podem ou não causar grandes impactos, dependendo do tipo de dieta seguido. - As carnes vermelhas e os frutos do mar, em especial o camarão, devem ser retirados do cardápio até a normalização dos níveis de ácido úrico ou de acordo com as recomendações médicas. - Grãos como lentilha, feijão e grão de bico contém altos índices de purina, e por isso devem ser evitados. - Bebidas alcoólicas. - Tabletes de caldo de carne devem ser evitados no preparo de refeições.

Alimentos que podem ser consumidos

Como já vimos, não há muitas proibições, e estes tipos de comida estão livres de perigo.

Entre os alimentos de uso quase diário (leite, arroz ,chá, café, chocolate, ovos, margarina, pão,etc) podem ser consumidos sem medo.

Já entre os vegetais, o consumo de legumes e verduras é liberado à exceção daquelas citadas no tópico acima.

Doces e Frutas liberados, os sucos naturais não saem da dieta, mesmo os mais cítricos.

O sal deve ser utilizado com moderação, pois sobrecarrega os rins. Como as alterações nos níveis de ácido úrico só podem ser detectadas com exames específicos, a continuidade do tratamento deve obedecer às ordens médicas.Lembre-se que mudar radicalmente o regime sem orientações pode ser tão perigoso quanto ignorar a doença.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões