Saúde

Bruxismo

A  A  A     

 

O bruxismo é um mal que se revigora no stress e na ansiedade, por isto muitas pessoas rangem ou apertam os dentes durante o dia ou, principalmente, quando dormem. A maioria nem se dá conta, já que se trata de um comportamento involuntário. Só descobrem quando surgem algumas complicações.

 

 

 

A bruxomania (hábito de apertar e/ou ranger dentes) não é considerada uma doença, mas uma disfunção que afeta adultos e crianças e deixa sinais que revelam ser este hábito mais comum do que se imagina.

 

 

 

O sistema mastigatório (composto por dentes, músculos, ligamentos, nervos e demais órgãos) tem dois tipos de atividade: a funcional (mastigar, deglutir, falar) e a parafuncional (apertar os dentes, ranger os dentes e outros hábitos bucais anormais).

 

 

 

As atividades funcionais são controladas e permitem ao sistema mastigatório realizar as funções necessárias com um dano mínimo à estrutura (dentes, músculos, etc). Já as atividades parafuncionais não são controladas pelo nosso organismo e “destroem” as estruturas do sistema mastigatório, como é o caso do bruxismo.

 

 

 

A periodontista Viviane Ávila explica que "o bruxismo, quando leve e ocasional, pode não acarretar maiores consequências, mas se a força na contração muscular for excessiva e frequente, levará a um desgaste progressivo dos dentes e a uma possível perda do osso de suporte, podendo produzir dor na articulação da mandíbula e, em alguns casos provocar estalos e travamentos na abertura da boca, chegando até a restringir este movimento".

 

 

 

O bruxismo pode ainda ser responsabilizado por dores de cabeça “inexplicáveis”, que chegam a atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros.

 

 

 

Por que acontece?

 

 

 

Segundo Drª Viviane, existem algumas hipóteses e teorias a respeito das causas. A mais comum é a que associa o bruxismo ao estresse emocional e físico: tensão, agressão reprimida, ansiedade, raiva, medo, frustrações, etc Períodos de nervosismo e de preocupações favorecem a contração dos músculos e, então, tende-se a ranger e a pressionar mais os dentes.

 

 

 

O mau contato entre os dentes de cima e os de baixo também leva a pontos de atrito que aumentam a tensão muscular. Daí a importância das restaurações e próteses estarem bem alinhadas e niveladas para que o encaixe da arcada superior e inferior permita o fechamento adequado da boca.

 

 

 

Como tratar?

 

 

 

- O primeiro passo é reconhecer o problema. O dentista através de um "check up" da boca pode eliminar com aparelhos, e desgastes seletivos dos dentes, os pontos que impedem uma mordida perfeita;

 

 

 

- Outro ponto importante é identificar as causas de stress no dia-a-dia e tentar reduzir a tensão. A prática de esportes, yoga e exercícios de relaxamento ajudam bastante;

 

 

 

- A psicoterapia também é um recurso para tratar das dificuldades emocionais e no caso de distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade, os medicamentos podem ser necessários;

 

 

 

- Outro método usado é o encaixe de placa de acrílico, acetato ou outro material, na arcada dental durante a noite para distribuir a força muscular por todos os dentes. Se não é possível eliminar as tensões diárias, pelo menos podemos amenizar seus efeitos...

 

 

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões