Saúde

Hanseníase

O que é mito e o que preocupa?

A  A  A     

 

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, micro-organismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. No passado, o nome foi associado erroneamente à lepra, o que provocava consequências desastrosas em relação ao preconceito, discriminação e isolamento dos doentes. Hoje em dia, a doença já pode ser tratada e curada. O termo "hanseníase" é adotado no Brasil desde 1976, por força de lei e, apesar disso, infelizmente ainda há associação equivocada em certos casos.

 

Como é feita a transmissão da doença?

A pessoa infectada pelo bacilo, que não esteja em tratamento e que tenha contato prolongado e frenquente com outra pessoa, transmite a doença através do sistema respiratório, quando fala, tosse ou espirra.

 

Como diagnosticar a hanseníase?

O diagnóstico é feito por meio de avaliação clínica médica ou ainda o profissional avalia a condição dos nervos periféricos com aplicação de testes de sensibilidade, força motora e apalpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Essas avaliações são sempre mais importantes que qualquer exame de laboratório. Porém a baciloscopia (coleta de linfa dos lóbulos dos ouvidos, cotovelo e por vezes também dos joelhos) e a biópsia (retirada de um pedaço de pele com mancha ou lesão) podem ser solicitados para colaborar com o diagnóstico.

Quando o diagnóstico é feito na fase inicial da doença e tratada com PQT (poliquimioterapia), a hanseníase não evolui com deformidades. Quando diagnosticada tardiamente ou tratada inadequadamente, a hanseníase gera incapacidades físicas e deformidades devido ao comprometimento dos troncos nervosos, principalmente em membros superiores, inferiores e face, com comprometimento de mãos, pés e olhos.

A hanseníase apresenta-se, basicamente, de duas formas: paucibacilar e multibacilar. É importante ressaltar que os casos contagiosos deixam de ser transmissíveis quando o tratamento é iniciado.

Qual o quadro da doença no Brasil atualmente?

O Brasil é o segundo país no mundo em incidência de hanseníase, ficando atrás apenas da Índia. A cada ano, são diagnosticados cerca de 32 mil novos casos em território nacional. Cerca de 8% a 10% da população acaba ficando com sequelas, devido ao tratamento tardio, embora a hanseníase seja uma doença com cura em 100% dos casos.

Mohan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase

Entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de Junho de 1981 no Rio de Janeiro, desenvolve ao longo dos anos, atividades voltadas para a eliminação da Hanseníase, através da conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população, lutando pela garantia e respeito aos Direitos Humanos das pessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares, eliminando assim o preconceito e estigma em torno da doença.

O Mohan espalha-se por aproximadamente 100 comunidades pelo Brasil. Através do Telehansen 08000-26-2001, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a população pode receber esclarecimentos a respeito de como ajudar com doações ou como atuar como voluntário, além de tirar dúvidas sobre a doença.

Veja como fazer para doar, acesse Mohan.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões