DISCIPLINAS

Papo Sério

Segurança nas viagens de férias

Cuidados com a segurança ao viajar

A  A  A     

12 de janeiro de 2015

As férias estão aí, muitos convites, muita curtição. Mas um pouco de cuidado e de segurança não faz mal a ninguém e não diminui o prazer das coisas. Saiba curtir as suas férias sem correr perigo e sem deixar sua família preocupada.

A primeira regra é: não saia de casa sem informar o local exato onde vai estar, com quem vai, como e quando volta. Deixe o número de telefone da casa ou da pousada, o endereço e, de preferência, um mapinha para que eles possam chegar até o local com rapidez, em caso de necessidade.

Leve seu celular e uma bateria sobressalente, a família não pode ficar sem comunicação com você. Tenha certeza de que a intenção deles não é exercer um controle chato, mas, sim,  ter notícias e saber se está tudo bem. Imagine em um acampamento, você ficar doente e não ter ninguém para buscá-lo, porque seus pais não sabem o que está acontecendo....!

Cuidado com assaltos

As expectativas em relação à viagem, na maioria das vezes, impedem que a gente pense que algo pode dar errado. E, por conta disso, acabamos cometendo alguns descuidos. Na montanha ou na praia costumamos nos sentir mais seguros já que são cidades diferentes e geralmente menores.

Nessa época, é preciso especial cuidado com assaltos principalmente em locais cheios. Prefira andar com dinheiro espalhado pelo bolso da roupa. Não se esqueça também de carregar a carteira de identidade. As cidades ficam cheias de turistas despreocupados que são alvos fáceis para os assaltantes. Evite caminhar sozinho, pois é mais seguro se a turma toda sair junta.

Outro cuidado importante é, quando for mergulhar na praia, não deixar os pertences jogados na areia, pois você pode ser roubado. O melhor é se revezar na hora do banho. Duas pessoas ficam olhando as coisas enquanto os outros caem n’água.

O mesmo vale para retirar dinheiro nos caixas eletrônicos. Se você já tem uma conta, não vá sozinho e evite fazer isso muitas vezes. Antes de viajar, guarde uma parte da quantia perto do corpo e deixe para pegar o restante quando chegar, caso vá de ônibus. Evite fazer saques à noite.

Fique de olho por onde anda

Evite lugares desertos, sozinho, principalmente à noite. Aventurar-se por onde não se conhece pode ser uma “fria”. Namorar em cantinhos ou em lugares isolados, nem pensar! Todo mundo quer privacidade, mas é preciso usar sempre o bom senso para avaliar os riscos que se corre.

Quem gosta de conhecer novas trilhas e cachoeiras também deve ter cuidado. O auxílio de um guia turístico é recomendável, pois eles conhecem a região, são credenciados por um órgão de turismo, possuem rádios de comunicação, sabem o que fazer em caso de tempestades e podem prestar atendimento de emergência. Deixa pra economizar em outras coisas!

Antes de sair para a balada ou para aproveitar a praia é bom lembrar de algumas regras:

- quem dirige não bebe;
- nadar depois de chopinhos é muito perigoso, pois o álcool na corrente sanguínea corta os reflexos e a pessoa pode se afogar;
- não use copos ou garrafas de vidro nas bordas das piscinas, ou na praia, pois podem quebrar e alguém se cortar feio. Use utensílios de plástico.

Vale a pena verificar e ter às mãos:

- Procure saber se existem postos de saúde ou hospitais na região que você vai. É muito importante em caso de algum acidente ou ferimento.

- Veja se o seu telefone celular está funcionando direitinho ou se o local possui cabines telefônicas. Mantenha contato com a família.

- Inclua na sua bagagem um kit de primeiros socorros. Todos os itens você encontra na farmácia: esparadrapo antialérgico, band aid, tesoura sem ponta, gaze, um anti-séptico (mertiolate), água oxigenada para curativos e um termômetro.

- Leve também os  medicamentos que você está acostumado a tomar para cólicas, enjôo, azia, má digestão, dor de cabeça e febre.

- Carregue sempre a identidade e anote o endereço e telefone da casa ou pousada onde está hospedado. Caso se perca, fica mais fácil voltar.
 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões