Papo Sério

Dificuldade para se concentrar?

O que fazer?

A  A  A     

 

Já estamos no segundo semestre e você sente que sua produtividade não está satisfatória. Você não consegue se concentrar e se dedicar às atividades escolares.
 
Se está assistindo a alguma aula no colégio, seu pensamento “navega” por outros assuntos, não conseguindo prestar atenção ao que é explicado. Se está em casa, não consegue estudar o que precisa. Uma espécie de indisposição física e  mental “baixa” sobre você e, ao final do dia, desanimado, você percebe que nada do que pretendia fazer, foi realizado. 
 
Mas nem sempre foi assim. De uns meses para cá é que está realmente difícil disciplinar sua atenção. O que está havendo?
 
Qualidade de sono

A capacidade de concentração está diretamente ligada à qualidade do sono. Como anda o seu? Você tem dormido o suficiente para acordar desperto e disposto? 

Ficar até tarde no computador, ou manter o celular perto da cama, sinalizando as mensagens que chegam, perturba o sono. Próximo à hora de dormir é preciso desacelerar e evitar atividades excitantes ou preocupantes.


Algumas pessoas têm o hábito de malhar à noite. O problema é que a atividade física libera endorfina, gerando mais disposição. E o que fazer com tanto “gás” à noite, se você tem que acordar cedo? Assim, quanto mais tarde você dormir, menos horas de sono terá e esse déficit vai se refletir na atenção, na capacidade de concentração e na memória e também provocar reações lentas e impacientes.  A quantidade necessária de horas de sono varia de pessoa para pessoa, mas é certo que os jovens têm mais sono que os adultos. Portanto, respeitar essa característica da natureza é importante para se ter uma produtividade plena e manter-se alerta durante o dia. 

Outras interferências

Além de manter um padrão regular de sono e dormir o suficiente para acordar bem, ajuda muito criar um ambiente à sua volta que favoreça a concentração. Por exemplo, trabalhar em um lugar afastado de conversas e de interferências que provoquem interrupções. Coloque, por exemplo,  seu celular para carregar em outro ambiente e deixe-o sem som. Permita-se ficar afastado dele por algum tempo. Deixe uma garrafa d’água por perto para evitar a desculpa da sede e interromper o que está fazendo a toda hora, etc

A organização é fundamental para que o estudo renda. Programe de antemão o que vai estudar e separe o material necessário: as anotações sobre o assunto, os livros, caneta, papel de rascunho... 
 
Criar metas ajuda muito desde que você não superestime sua capacidade de produção. Comprometa-se com algo possível para não desanimar. Uma boa dica é fazer uma coisa de cada vez. Se a sua proposta hoje é se preparar para a prova de matemática, domine primeiro uma abordagem antes de passar para outra dificuldade. Se você vai trabalhar em uma pesquisa para a aula de geografia, não se deixe distrair por informações de assuntos que nada têm a ver com esse, mesmo que possa servir para uma outra atividade.
 
Você vai perceber que a concentração aumenta à medida que nos disciplinamos. Por isso, recompense seu esforço sempre que conseguir cumprir sua meta. 
 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões