Papo Sério

Boxe Tailandês

A  A  A     

 

A luta parece boxe, mas olhando melhor você vai ver cotoveladas e pernadas para todos os lados. Calma! Não é briga, é o boxe tailandês, um esporte milenar chamado no oriente de Muay Thai – arte livre, ao pé da letra. O esporte tem levado cada vez mais garotos para as academias, mas para praticar o boxe tailandês é preciso muita técnica e condicionamento físico. Além disso, o esporte exige toda a concentração comum nos esportes vindos do Oriente.

O que é

O principal objetivo do boxe tailandês é nocauterar o adversário o mais rápido possível. Os golpes que mais valem pontos são a joelhada e a canelada, mas que devem ser bem encaixados. Mas os golpes mais usados são a cotovelada e o jab – aquele soco do boxe tradicional. As lutas costumam ser rápidas porque são muito cansativas.

Nos torneios amadores, as lutas são divididas em três rounds de dois minutos. Nas competições profissionais de boxe tailandês existem cinco rounds de três minutos. O interessante é que a luta tem um fundo musical. É isso mesmo: há uma orquestra com tambores e flautas de Java que acompanham a luta nos campeonatos oficiais. Diferente, não?! Em geral, os lutadores atuam de short e sem camisa, usam luva de box e um protetor para as partes inferiores

A graduação do boxe tailandês acontece por cores: branco, vermelho, azul-claro, azul-escuro e preta. Do branco, o aluno passa para o branco de ponteira vermelha; depois, vermelha, vermelha de ponteira azul e por aí vai... A graduação é medida pela apuração da técnica, da qualidade dos golpes e do equilíbrio. É observado, ainda, como o aluno reage ao receber golpes.

Luta agressiva?

O boxe tailandês é considerado uma das artes marciais mais eficientes. Embora os golpes sejam considerados violentos, esporte não é associado diretamente com agressividade. Ao contrário, o boxe tailandês usa bastante a defesa para cansar o adversário e nocauteá-lo. Os golpes devem ser praticados exaustivamente para que sejam certeiros e atinjam o adversário nos pontos chave.
Apesar de todos os cuidados com a defesa, os campeonatos profissionais só são permitidos para maiores de 18 anos.

Vai encarar?

Para praticar a luta é preciso ter um bom preparo físico porque os golpes cansam e muito! O treinamento inclui muito exercício aeróbico e musculação para fortalecer os músculos. É por isso que quem pratica o esporte fica com aquele corpão. Mas os movimentos e concentração que são desenvolvidos ao longo das aulas é que são essenciais. Os golpes são treinados como se fosse uma coreografia. Só depois que o aluno domina a técnica é que ele passa a treinar a luta com o adversário.

Procurar uma academia é o primeiro passo para começar. Embora o Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro reúnam a maior parte das academias, todos estados do país já possuem locais para aprender a luta. O importante é saber qual é a formação do professor. Boa parte dos mestres do esporte no Brasil são formados na Tailândia, mesmo!

Segundo os médicos, o boxe tailandês é um esporte completo porque trabalha tanto os músculos das pernas quanto dos braços e abdômen. Mas é fundamental que a luta seja praticada da forma correta para que não haja lesões, principalmente nos joelhos e cotovelos que são muito usados.

Esporte cresce no Brasil

O esporte chegou por aqui no início da década de 80, no Paraná. Até hoje, o maior número de adeptos do boxe tailandês está nesse estado. O esporte tem crescido muito no Brasil nos últimos anos por causa da participação de lutadores que dominam a técnica nas competições de vale-tudo. No momento, o principal nome é o do lutador paranaense Vanderlei Silva. Ele venceu o último Pride – o mais famoso campeonato de vale-tudo do mundo, realizado no Japão – e recebe de US$ 200 mil a US$ 400 mil por luta.

Luta antiga

O boxe tailandês originou-se na Tailândia durante os séculos 17 e 18. A história da luta está ligada à migração das tribos Thai (livres) das regiões de Jiangxi, Sichuan e Hubel, no sul da China, onde hoje é a Tailândia. Conta a lenda que os membros da tribo aperfeiçoaram as técnicas do kung-fu chinês — luta ancestral ainda mais antiga — nas constantes brigas que tinham com tribos vizinhas.

O Muay Thai, como é chamado o esporte na Tailândia é muito popular naquele país. Lá as crianças começam a treinar entre seis e sete anos de idade. No país, entre os vários torneios, o mais popular ocorre em homenagem ao lutador Nhai-Khon-Don. Segundo a lenda, ele conseguiu se libertar de 12 espadachins usando apenas as técnicas do boxe tailandês, numa luta que durou horas.

Só no século passado a luta chegou aos países do ocidente. Foi depois da Segunda Guerra Mundial que surgiram os primeiros campeonatos em países como Inglaterra, Estados Unidos e França. Nessa mesma época aconteceram algumas mudanças na regra, a divisão por peso, o uso de luvas e a inclusão de rounds e de vários árbitros.

Links relacionados:

Federação Brasileira de Box Tailandês



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões