Nutrição

Vai de mandioquinha aí?

Esta raiz pode prevenir problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

A  A  A     

 

A mandioquinha tem um currículo de fazer inveja a qualquer hortaliça: é rica em vitaminas do complexo B e em sais minerais como Cálcio e Fósforo. É altamente energética e por isto muito recomendada na alimentação infantil e na de atletas. Como seu amido é de fácil digestão torna-se também uma boa indicação para pessoas idosas e convalescentes.

Conhecida por vários nomes: batata baroa, batata baronesa, batata cenoura e cerofolho, esta raiz pode prevenir problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso e pelo seu teor de cálcio e fósforo ajuda na formação dos ossos e dentes.

Na cozinha é comum em sopas e purês ou frita, como acompanhamento de carnes, mas existem várias outras possibilidades de dar água na boca, como nhoque, esfirra, e brioches que são pratos apreciados pela garotada. Para os que estão em dieta para emagrecer devem consumir com moderação porque 100 gramas de mandioquinha fornecem cerca de 120 calorias.

Como comprar

É produzida de janeiro a setembro, entretanto a safra se concentra no período mais frio, de maio a setembro, quando os preços ficam melhores. Ao comprar, tome alguns cuidados: as raízes frescas devem ter cor amarelo-clara. (as raízes brancas são pouco comuns no mercado brasileiro). Escolha também as firmes e lisas, evitando as cortadas, com ferimentos, áreas amolecidas ou manchas escuras.

O tamanho das raízes não é muito importante, mas as maiores (com mais de 25cm) podem ser fibrosas.

Como conservar

As raízes se deterioram com facilidade em temperatura ambiente, por isto o melhor mesmo é guardá-las na geladeira, embaladas em saco plástico, quando duram até uma semana. Se mantidas em condição ambiente, para consumo rápido, devem ficar ao ar livre, sem embalagens para evitar que amoleçam, enruguem e percam o sabor.

A mandioquinha pode ser congelada crua. Para isto, lave-a bem e depois seque com papel absorvente e por fim guarde as raízes em saco plástico, retirando todo o ar.

Como consumir

Tanto em pratos salgados como em doces, há várias opções: suflês, canjas, biscoitos, bolos, etc. Também substituem a batata na forma de chip ou palha. Imediatamente após retiradas do congelador, tire sua casca raspando com uma faca sob a água corrente. O descongelamento é feito diretamente ao fogo, durante o preparo do prato. As raízes congeladas só devem ser usada no preparo de pratos cozidos.

Dicas e receitas

Em forma de purê, a receita é igual ao de batata, substituindo esta pela mandioquinha.

Esfirra de mandioquinha

45 gramas de fermento para pão
½ xícara de água
200 gramas de mandioquinha cozida
100 gramas de manteiga
½ xícara de leite
1 cebola
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 Kg de farinha de trigo

RECHEIO
1 vidro de palmito
1 cebola picada
2 tomates picados sem sementes
½ xícara de azeitonas verdes picadas
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto

COMO FAZER

Coloque num pirex a farinha, o açúcar, o sal e reserve. Coloque a água no liquidificador com a mandioquinha cozida, a manteiga, o leite, a cebola, o alho, o óleo e o fermento esfarelado. Bata tudo e, a seguir, junte os demais ingredientes reservados no pirex. Amasse bem até obter uma massa lisa e macia. Deixe descansar por 10 minutos e monte as esfirras empregando o recheio. Leve ao forno forte a 300º por 15 a 20 minutos.

Nhoque de Mandioquinha

1/2 kg de mandioquinhas
2 copos de leite desnatado
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de chá de ricota
sal a gosto
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha de aveia

COMO FAZER

Descasque as mandioquinhas, lave e coloque numa panela com o leite desnatado e a manteiga. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos até ficarem macias. Retire, bata no liquidificador e volte para a panela. Deixe esfriar por 30 minutos. Junte a ricota ao creme de mandioquinha e misture.

Adicione sal a gosto e aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo e a farinha de aveia, enquanto mistura até formar uma massa macia. Em uma superfície lisa e enfarinhada, coloque a massa e faça cordões, com muito cuidado pois ela estará cremosa. Corte os nhoques e cozinhe em uma panela grande com água fervente e um pouco de sal. Quando vierem à superfície, retire. Prepare o molho de sua preferência e sirva.

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões