Nutrição

O que colocar na merendeira?!

Faça do lanche do seu filho um motivo de saúde e alegria.

A  A  A     

 

Na hora de preparar a lancheira, a palavra de ordem é qualidade nutricional dos alimentos e variedade. Faça do lanche do seu filho um motivo de saúde e alegria.

Para muitas mães, uma das coisas mais complicadas na volta de seus filhos à escola é encontrar o equilíbrio certo dos alimentos que vão na merendeira. Algumas caem no excesso, tentando suprir todas as necessidades da criança de uma vez só. Outras, ao contrário, adotam a opção fácil dos salgadinhos de pacote e refrigerantes, os principais vilões da obesidade e da diabetes infantil.

Na luta contra biscoitos, hambúrgueres, salgadinhos e refrigerantes, você tem que usar a criatividade para encontrar alimentos que ao mesmo tempo sejam nutritivos e também agradem a seu filho. O conteúdo da merendeira deve ser um repositor de energia, mas também um motivo de encantamento da criança.

Silvia Valente, nutricionista da Escola Curiosidade, no Rio, e das creches e abrigos ligados á Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, alerta os pais para os perigos do lanche desequilibrado. “Pode parecer que é pouco, por exemplo, aqueles três biscoitos recheados e a latinha de coca-cola que seu filho leva todo dia. Mas imagine o efeito disso todos os dias ao longo do ano?”, ressalta.

 

 

 

Para ajudar na composição de um cardápio nutritivo e ao mesmo tempo criativo, Silvia dá uma lista de itens que você pode variar ao longo da semana. A palavra de ordem é a variedade e a qualidade nutricional dos alimentos. Como hoje em dia só as crianças de até no máximo sete anos levam lanche para escola, vamos nos concentrar aqui na turminha do jardim e do maternal.

Lanche legal

Sucos
Sucos são a melhor pedida, de preferência preparados em casa (com frutas ou polpas congeladas) e guardados nas garrafinhas térmicas para manter a temperatura. Não convém, no entanto, fazer suco de laranja, que perde rapidamente seu valor nutritivo. Meia garrafinha (100 ml) costuma ser suficiente para algumas crianças.

Também não faz mal se for um daqueles sucos industrializados, de caixinha, nos sabores da preferência de seu filho. Maracujá, caju e acerola são os mais ricos em vitamina C. Existem também outros sabores como uva, tangerina, pêssego e maçã. Sem contar as bebidas à base de soja, que podem ser ótimas alternativas aos sucos. Achocolatados podem substituir os sucos, às vezes. O ideal é intercalá-los, de maneira que os sucos predominem na dieta da semana.


Sanduíches
Para comer, há várias ideias: uma fruta, se possível, sempre. Sanduíches de pãozinho do tipo bisnaguinha com queijo ou requeijão, quadradinhos de pão integral recheados com pastinha de ricota com cenoura ralada, pequenas esfihas ou empadinhas de queijo, queijo “Minas” picadinho, polenguinho, biscoitos integrais. Para completar, uma barrinha de cereal, um punhado de passas sem caroço, biscoitos amanteigados. Pedacinhos de bolo são uma alternativa muito bem vinda, as crianças adoram.


Nunca!
Silvia chama a atenção dos pais para o fato de que se você quer manter a boa educação alimentar do seu filho, que muitas creches ajudam desde cedo a construir com refeições bem equilibradas, evite de todo jeito a opção dos salgadinhos industrializados, batatas fritas e outros do gênero.

Da mesma forma, diga não aos refrigerantes, às balas, doces, chicletes, e biscoitos doces. São fontes de gorduras e calorias, que só vão contribuir para engordar seu filho ou aumentar a taxa de açúcar. Cuidado também na hora de adoçar os sucos feitos em casa. Fique de olho, principalmente se não for você mesma a prepará-lo.

Uma dica para não privar completamente as crianças dessas bobagens, que elas e os amigos tanto gostam, é combinar com os professores da escola e com os outros pais da turminha um dia na semana para o lanche coletivo. Assim, nesse dia, cada um pode levar em quantidade aquilo de que mais gosta e trocar por outras coisas que os amiguinhos também vão levar.


Variando para não enjoar

Bebidinhas
- Sucos feitos em casa, com frutas ou polpas (exceto laranja)
- Sucos de caixinha
- Bebidas à base de soja
- Achocolados
- Mate

Comidinhas
Sanduíches:
- Bisnaguinha com manteiga, requeijão, queijo ou polenguinho
- Quadradinhos de pão integral ou de pão árabe com pastinha de ricota temperada com cenoura ralada
- Brioches com queijo, presunto, blanquete ou peito de peru (nunca no calor!) ou com geleia

Salgadinhos caseiros:
- Empadinhas de queijo
- Esfihas de queijo ou de carne
- Pastelzinho de forno
- Ovinhos de codorna

Biscoitos salgados ou integrais
Queijos:
- Pedacinhos de queijo “Minas” fatiado
- Quadradinhos de queijo prato
- Polenguinhos


Docinhos
- Biscoitos amanteigados
- Pedacinhos de bolo (limão, laranja, banana com canela, chocolate, formigueiro, mármore etc)
- Passas sem caroço
- Barrinhas de cereal



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões