Nutrição

Marmita no trabalho

A  A  A     

 

As marmitas estão atravessando as fronteiras nos escritórios e postos de trabalho e invadindo as mesas de executivos, artistas e profissionais das mais diversas áreas no Brasil. O que antes era usado para economizar uns trocados com almoço em restaurantes, agora é uma poderosa arma na luta do brasileiro pela boa forma e um corpo saudável, mesmo quando o tempo é curto para as refeições.

 

 

 

Ao contrário dos restaurantes, a marmita facilita o controle da ingestão diária de sal, açúcares e gorduras, tradicionais vilões dos hábitos alimentares saudáveis. A marmita garante ainda que a dieta seja levada à risca, sem a possibilidade de mudança de cardápio ou uma dose extra de alimento.

 

 

 

A prática vem ganhando tanto espaço no mercado de trabalho que está estimulando o crescimento no número de empresas de refeições prontas e que montam marmitas sofisticadas para todas as necessidades. Chamadas de marmitas gourmet, elas trazem, além do almoço, frutas e verduras em recipientes especiais para matar a fome nos intervalos entre as principais refeições do dia.
 

 

Cuidados importantes na elaboração da marmita

Apesar de a marmita permitir o controle do que se ingere diariamente, deve-se ter cuidado especial principalmente com o transporte e a conservação dos alimentos para evitar intoxicação.


Caso o trajeto para o trabalho seja longo, acondicione os seus alimentos em um recipiente térmico, para manter a temperatura e evitar que a comida estrague.
 

 

 

 

Recipientes com divisórias são importantes para o transporte de comidas quentes e frias, como carnes e saladas. Alimentos fritos ou com molhos devem ser evitados por se deteriorarem mais facilmente e aumentarem o risco de contaminação. 

 

 

 

Por fim, fique de olho nos tipos de recipientes e a sua necessidade. Marmitas de plástico são mais práticas, mas exigem que a comida seja colocada em um prato para ser esquentada. Embora sejam as mais comuns, as marmitas de alumínio não são recomendadas, pois podem alterar o sabor da comida e também não podem ir ao microondas. Caso seja possível, opte por marmitas de vidro, mais simples e higiênicas.

 



 

 

 

 

 

 

 

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões