Nutrição

Já conhece a quinoa?

A quinoa é um cereal com excelente concentração de nutrientes

A  A  A     

 

Ainda desconhecida da maioria dos brasileiros, a quinoa é um cereal com excelente concentração de nutrientes vindo da região do Andes, onde é um importante alimento há mais de 5000 anos. Os incas a consumiram por vários séculos, inclusive ofertando-as ao Deus Sol a cada celebração por boas colheitas, mas após a chegada dos espanhóis seu plantio ficou restrito às regiões mais inóspitas dos Andes. Resistente ao frio, sol e solo seco, ela até hoje faz parte do cardápio de toda a região andina, e agora começa a conquistar países vizinhos. Destacando-se pela alta concentração de proteínas em sua composição, a quinoa é excelente para quem é vegetariano, deseja seguir uma dieta para ganhar massa muscular ou simplesmente procura sempre novidades para receitas.

 

Por que comê-la?

 

Levando em conta suas propriedades nutritivas, a quinoa pode ser considerada o mais completo dos grãos - apesar de não ser um grão na verdade, mas sim a semente de uma planta. Ela contém grandes reservas de proteína, que foi qualificada pela Organização Mundial de Saúde como equivalente à encontrada no leite. Além disso, traz em sua composição mais ferro do que qualquer outro grão, grande concentração de potássio e vitaminas do tipo B. Magnésio, zinco e manganês são alguns minerais encontrados em sua fórmula. Apesar de cara em comparação com outros grãos, ela aumenta seu tamanho em 3 ou 4 vezes durante o cozimento, o que significado um ótimo rendimento no preparo para muitas pessoas. As folhas da planta, cujo sabor e aspecto remetem ao espinafre, também podem ser consumidas, embora comercialmente a atenção esteja restrita às sementes. A farinha de quinoa tem um excelente sabor, lembrando o gosto de amêndoas e castanhas. É ótima para preparar muffins, massas, leite, biscoitos e cookies, molhos, pães de forma caseiros e o que mais sua imaginação permitir.

 

Nova moda no Brasil?

 

A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias) planeja adaptar a planta, ao lado do amaranto, às condições do solo do cerrado. Por aqui ainda é muito difícil encontrá-la, mas após a maciça divulgação na TV e o rótulo de alimento da moda, a procura deve ficar mais fácil, seja através de importação da ainda tímida produção nacional. O crescimento da demanda obviamente irá acelerar e incentivar sua produção em outros pontos. Além disso, há mais uma característica que deve facilitar sua adoção na dieta dos brasileiros: apesar das altas taxas de proteínas, ela não contém glúten, sendo perfeita para o cardápio de quem possui restrições a alimentos com este nutriente.

 

Como preparar?

 

A quinoa possui uma capa protetora de sabor desagradável. Esta capa pode ser a explicação para a sobrevivência por milênios, protegendo-a de insetos, pássaros, outros predadores e da intensa radiação solar na altitude. Para removê-la, basta água corrente e depois os grãos já podem ser levados ao fogo para cozimento. Lave bem para evitar qualquer resquício de gosto amargo. Depois, junte ½ xícara de quinoa para 1 xícara de água, cozinhando por 15 minutos ou até que fique macia. A aparência lembra muito a do arroz integral neste tipo de receita. Mas é possível usá-la ainda para saladas, temperando-as de acordo com sua preferência. As receitas com soja podem ser boas fontes de consulta e inspiração para isso.

 

Salada de quinoa
Serve 3-4 pessoas

 

Ingredientes
Quínoa cozida (receita acima)
Azeite
Limão
Pimenta do reino
Hortelã fresca
Legumes em pedaços (pimentão, cebola, tomate, cenoura...)
Frutas secas (opcional)
Sal a gosto

Modo de cozinhar
Após cozinhar a quinoa, deixe esfriar e misture todos os outros ingredientes, salgando a gosto. Pode ser utilizada como entrada ou prato principal.

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões