Nutrição

Dicas para a ceia light de Natal

Como manter a forma nas festas?

A  A  A     

 

Como manter a forma nas festas

Este é um mês de muitas comemorações onde todos correm o risco de exagerar nas comilanças, mas a preocupação é maior para aqueles que seguem firmes na dieta ou estão no seu peso limite. 

Tudo bem dar uma trégua, só não vale engordar! Lembre-se do sacrifício de tantos finais de semana e não se deixe levar pela emoção. Com certeza é possível participar da festa comendo, bebendo e sendo feliz. Aqui vão algumas dicas para você não se sentir mortificado(a) à mesa.
 
Em geral, a proteína não costuma ser problema, porque a carne mais usada é o peru e o chester, que são magros. Mas, em compensação, as saladas são preparadas com molhos à base de creme de leite e maionese, reunindo ingredientes calóricos como frutas secas, batata palha, nozes e castanhas. As sobremesas também são bastante pesadas, preparadas com leite condensado e chocolate.  
 
Mostre sua versatilidade e contribua com a festa inventando saladas tropicais. Inclua pedaços de frutas (maçã, abacaxi, manga, uva) às folhas verdes e sirva em uma cremeira um molho à base de azeite de oliva, cebola, orégano e pimenta rosa.

No dia de Natal, tradicionalmente, todos se reúnem e comem as guloseimas que não foram consumidas na ceia. Para dar uma compensada, coma pela manhã apenas frutas e tome um iogurte ou leite de soja. Na hora do almoço, faça escolhas: não encha o prato de maionese e salpicão se pretende comer algum doce. Vá devagar com os acompanhamentos e, se possível, prepare uma salada bem bonita para satisfazer a fome.

Se por acaso o cardápio for churrasco, opte pelas carnes mais magras e quem sabe sugira o preparo de um peixe assado. Cuidado com a cerveja, pois esta causa um grande estrago, principalmente se usada para matar a sede. Beba um copo antes da refeição ou deixe para bebê-la depois do almoço.

Cuidado com os aperitivos iniciais, eles descem fácil e, por isso mesmo são terríveis para o peso. Quando chegar a hora da sobremesa, se esta for do seu agrado, sirva-se de uma porção e coma com prazer. Não fique com a ideia de "não posso", porque depois vai acabar compensando. Desconte essa sobremesa do seu lanche, uma vez que não comerá nada à tarde. 
      
No jantar, aproveite o que sobrou do peru e faça um salpicão light com sua carne desfiada ou faça apenas um sanduíche. Mas, se por acaso você exagerou, coma apenas uma salada verde e um ovo no máximo. Depois que as festas passarem, você vai ficar feliz por ter mantido o peso equilibrado.

Por Maribel Gonçalves de Melos, nutricionista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões