Nutrição

Comidinha de festa junina

Dicas para não abusar.

A  A  A     

 

As delícias das festas juninas levam qualquer um à loucura. Pés de moleques, cocadas, arroz-doce e quentão são mesmo uma tentação! Mas abusar das guloseimas significa muitas calorias a mais e um belo reforço na malhação para queimar tudo o que você ingeriu sem perceber.

O médico nutrólogo Antônio Elias explica que, como nesta época do ano a temperatura é mais baixa, o corpo precisa de mais energia para manter-se aquecido. “O metabolismo aumenta, por isso o corpo precisa de mais energia para produzir calor. Daí, a tradição de comidas calóricas nesta ocasião. Os costumes sociais sempre se baseiam, no fundo, por alguma necessidade do ser humano”, diz o médico.

O que vale a pena fazer

Carro-chefe das festas juninas, o pé de moleque é um doce extremamente calórico. Normalmente sua receita leva açúcar e amendoim, mas existem variações com leite condensado, glucose de milho e rapadura. A nutricionista Luciana Zappa diz que quanto mais ingredientes são misturados à receita, mais ela fica calórica.

A variação do doce feita com outras frutas oleaginosas, como as castanhas ou a avelã, também não é vantajosa. De acordo com os valores calóricos da tabela de composição química dos alimentos, usada pelos nutricionistas, o amendoim possui 576 calorias em 100 gramas, enquanto a amêndoa tem 640 calorias, a avelã, 633, a castanha-do-pará, 835 e a noz, 710. Portanto, prefira a receita simples.

 

 

 

Mas Luciana diz que sair substituindo tudo não resolve. “Para fazer pé de moleque, por exemplo, a pessoa deve observar a quantidade calórica de cada componente da receita. Pela tabela, a rapadura tem 343 calorias em 100 g, o açúcar, 398 e o leite condensado, 336. Neste caso, é mais vantajoso usar o leite condensado”, explica.

O arroz-doce também é uma das atrações da festa. Para que ele não fique tão calórico, Luciana recomenda fazer as substituições. A receita básica leva leite, arroz, canela em pó e açúcar. “Evite colocar leite condensado e amendoim para não ficar tão calórico. Substitua o leite integral por semidesnatado ou desnatado e o açúcar por adoçantes em pó, próprios para a culinária”, diz a nutricionista.

Para fazer curau, o procedimento é o mesmo. Substitua o leite condensado por leite condensado ligth e se a receita indicar manteiga, use margarina porque tem menos gordura.

Dicas para não abusar

Para não abusar das comidas e se encher de remorso depois, o nutrólogo dá dicas para quem não quer exagerar e ainda se deliciar com os quitutes típicos das festas. A primeira coisa é nunca ir com fome para a festa. O melhor é jantar em casa. Fazer uma refeição mesmo, assim você evita ficar beliscando tudo o que vê.

Outra dica é beber muito líquido. Dá a sensação de saciedade e o corpo ainda fica hidratado, o que ajuda o intestino a funcionar melhor. E, mesmo quem seguir o conselho do médico e jantar em casa, não deve ir à festa com o intuito de se debruçar nas sobremesas.

Se você não resiste a um pé de moleque, coma um. Também é possível optar por doces menos calóricos como as frutas cristalizadas e os doces caseiros de frutas, como de coco e de figo.

Controle as calorias

Para não exagerar na festa, consulte esta lista de guloseimas.

- Pé de moleque – 20 g – 46 calorias
- Arroz-doce – 150 g – 141 calorias
- Cajuzinho – 15 g – 23 calorias
- Canjica – 150 g – 205 calorias
- Cocada – 85 g – 219 calorias
- Curau – 100g – 274 calorias
- Doce de banana – 20 g – 46 calorias
- Doce de coco – 20 g – 66 calorias
- Doce de figo – 20 g – 48 calorias
- Doce de leite – 20 g – 61 calorias
- Frutas cristalizadas – 20 g – 61 calorias
- Maçã do amor – 150 g – 462 calorias
- Pamonha – 1 unidade – 135 calorias
- Batidas – ½ copo ou 100 ml – 251 calorias
- Salsichão – 100 g – 250 calorias
- Licor – 1 cálice ou 20 ml – 69 calorias
- Bolo de fubá – 50 g – 186 calorias
- Bolo de milho – 50 g – 174 calorias

* Fonte: tabela do site da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO).



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões