Nutrição

Aproveitando alimentos

Como não desperdiçar.

A  A  A     

 

Evitar o desperdício de alimentos e reduzir a quantidade de lixo que produzimos todos os dias com as sobras de legumes, frutas e verduras não é difícil. Com um pouco de criatividade é possível transformar as sobras do dia anterior em novos pratos. Cascas de frutas, por exemplo, podem ser usadas para fazer chás.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aponta que 60% do lixo produzido nas casas é composto por comida ou sobras de alimentos. Isso significa que a cada ano mais de 26 milhões de toneladas de restos de alimentos são desperdiçados. Para acabar com essa prática, siga nossas dicas. Assim, você evita o desperdício e consome totalmente o que comprou.


Como não desperdiçar

O primeiro passo para controlar o desperdício é prestar atenção no que sua família consome. Não adianta, por exemplo, comprar semanalmente rabanete se com o passar dos dias ele estraga porque ninguém gosta de comê-lo. Verifique as frutas, legumes e verduras mais consumidos e não encha a geladeira de alimentos.

Para evitar que legumes e verduras estraguem ou murchem, deixe-os sempre guardados em embalagens plásticas ou em saquinhos limpos, sem cortá-los. A parte de baixo da geladeira, onde fica a gaveta de legumes, é o lugar ideal para armazená-los. Frutas podem ficar nas prateleiras do refrigerador e o que precisar amadurecer, deixe em temperatura ambiente do lado de fora.

Controlar o impulso de comprar tudo no supermercado também é um bom começo. Não adianta levar um monte de alimentos para casa só porque eles estavam na promoção. Preste atenção para ver se você realmente tem necessidade de comprá-los. Levar quantidades menores é outra saída para evitar o desperdício.

Vegetais e frutas costumam estragar facilmente, portanto consuma-os primeiro. Use-os nas receitas de bolos, doces, suflês ou cremes se achar que podem ficar velhos ou murchos.
 

Transformando os alimentos

As transformações podem ser infinitas, basta usar sua criatividade. As cascas, folhas e talos dos alimentos costumam ter alto valor nutritivo. Na dúvida, consulte um livro de receitas para orientá-lo no preparo. Aquele monte de couve que você tem na geladeira, ou que sobrou refogada de ontem, pode virar uma deliciosa sopa.

Pão – com ele você cria receitas ou faz farinha de rosca. É possível fazer pudim de pão, rabanada, usar o miolo para fazer almôndegas, usar os pedaços para fazer croutons (cubinhos tostados) e ainda fazer torradas. O pão de forma em excesso guardado em casa pode virar pizza ou torta salgada com várias camadas de recheio.

Para fazer a pizza, forre o tabuleiro com as fatias. Passe o molho de tomate por cima e faça a cobertura que desejar. Asse por alguns minutos e está pronto. A torta salgada você intercala as camadas de pão com os recheios desejados. Cubra tudo com purê de batatas e sirva gelado.

Arroz – o arroz de hoje pode ser o bolinho de manhã. Pegue o que sobrou da panela e coloque em uma vasilha. Com as mãos, amasse bem para que fique bem macio. Acrescente um ovo e mexa bem. Acrescente cheiro verde, sal, pimenta do reino e queijo ralado, tudo a seu gosto. Misture bem e vá colocando colheradas na gordura quente para fritar. Quem preferir pode trocar o queijo ralado por presunto, salsicha ou legumes cozidos.

Também é possível se fazer um suflê com arroz. Bata as sobras no liquidificador e misture com um pouco de margarina, três gemas, queijo ralado e uma xícara de leite. Misture novamente agora com as claras em neve. Coloque em um refratário e asse por alguns minutos.

Legumes – as sobras de legumes cozidos viram suflês, recheios para pratos vegetarianos e sopas. Fica delicioso usar cenoura, abobrinha verde e batata, por exemplo, no recheio de uma lasanha. Anote: os legumes devem estar cortados em tirinhas antes de serem cozidos. Bata no liquidificador cinco xícaras de leite com um pote de requeijão.

Doure manteiga na panela, acrescente a mistura e adicione duas colheres de farinha de trigo. Mexa até virar um creme. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Na assadeira, coloque uma camada de legume de cada vez e cubra com o creme. Cubra com queijo ralado e leve ao forno por uns 20 minutos.

Casca de frutas – a casca da maçã vira um delicioso chá. Basta lavar bem a fruta antes de descasca-la. Para um litro de chá, usa-se a casca de três maçãs. Coloque as cascas em uma panela com medida de água e deixe ferver. Depois, deixe a vasilha tampada a te esfriar um pouco. Tire as cascas e sirva o chá com biscoitos, torradas ou um pedaço de bolo.

Casca de batatas - com a casca da batata é possível fazer batata frita. Basta lavá-las bem e cortar os pedaços. Seque um pouco com o pano de prato e frite.

Talos de folhas de verduras – com o talo do agrião e da couve-flor é possível fazer sopa. Com as folhas da couve-flor também. Para quem não gosta da sopa com pedaços, depois de pronta e fria bata tudo no liquidificador. É simples: cozinhe os talos e reserve a mesma água para usar na sopa. Refogue-os depois em uma panela com carne ou frango e deixe tudo cozinhando. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva bem quente com croutons ou torradas.

Carnes - a sobra de carne pode ser usada como molho para macarronada, panquecas, croquetes ou almôndegas. As sobras de frango assado viram risotos, recheios para massas e pastéis. Basta fazer da maneira que você está habituado. O segredo é não jogar nada fora.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões