Nutrição

Alimentação zen

Quem come o necessário para estar alimentado, evita a sensação de fadiga depois das refeições.

A  A  A     

 

Chega de sobrecarregar seu organismo com alimentos indigestos ou completamente desnecessários. Adote uma dieta saudável e melhore seu humor e aparência. Pequenos cuidados no dia a dia ajudarão a manter o bem-estar e a disposição. Damos dez dicas para reduzir ou substituir alimentos que não fazem bem à saúde.

 

Perder peso não é sinônimo de saúde. Em vez de embarcar em dietas mirabolantes, mude aos poucos alguns hábitos. Um pequeno ajuste na alimentação como simplesmente diminuir a quantidade de comida do prato já faz um grande efeito. Quem come o necessário para estar alimentado, evita a sensação de fadiga depois das refeições, controla o peso e mantém a saúde. Principalmente as mulheres, preocupam-se somente em perder peso para estar em forma e pouco se lembram das taxas de colesterol, glicose e dos níveis de pressão arterial.
 

Outro hábito simples e que faz uma revolução na vida de quem o mantém é o de beber muito líquido. Para um adulto, a quantidade de água ingerida por dia deveria ser de pelo menos três litros. Quem não gosta ou esquece de beber precisa saber que a água é responsável pelo transporte de nutrientes e pela eliminação de toxinas com a ajuda dos rins e intestino. Outros líquidos poderão ter a mesma função da água, como sucos, chás e até sopas.


Comendo menos gordura você ajuda o coração e evita o colesterol alto. Muitas delícias são as grandes vilãs das dietas. Carne de porco, ovos, bacon, salsichas, linguiças e frituras devem ser evitados, pois não fornecem nutrientes e são ricos em gordura. Prefira peixes, alimentos assados e grelhados, frutas, verduras, legumes e cereais.

 

Dez dicas que farão a diferença:

 

- Ponha mais carne branca em sua mesa, reduzindo a quantidade de carne vermelha. Você só tem a ganhar, já que as brancas são mais leves e possuem menos gordura.

 

- Corte as frituras do seu cardápio, prefira alimentos grelhados ou assados. Gordura em excesso aumenta o colesterol.

 

- Substituta o açúcar refinado por açúcar mascavo e mel. O excesso de açúcar provoca aumento de gordura no sangue, além de provocar cáries.

 

- Beba menos café. Prefira os chás sem cafeína que não são estimulantes. O chá verde, por exemplo, ajuda na digestão e a eliminação de toxinas. Chás de hortelã, erva-doce e capim-cidreira também fazem bem à saúde.

 

- Evite usar remédios para tudo. Cólica, dor de cabeça e dor de estômago podem ser resolvidas com chás ou compressas.

 

- Beba muita água. O ideal é que um adulto consuma três litros por dia. Elimine o hábito de beber refrigerante e álcool. Refrigerante nada mais é do que água gaseificada e açúcar.

 

- Modere o chocolate. Se estiver precisando de energia coma passas, damascos, barras de cereais e frutas oleaginosas. A castanha-do-pará é excelente para o organismo.

 

- Opte, por de vez em quando, jantar sopa em vez de comida. Refeições mais leves ajudam a dormir melhor e fazem a digestão mais rapidamente.

 

- Prefira para o café da manhã e para o lanche da tarde alimentos saudáveis como sucos, frutas e queijo branco. Esqueça os embutidos como a mortadela, bem como alimentos como a maionese, bolos recheados e outros muito calóricos.

 

- Reduza o consumo de sal. Sal em excesso faz o organismo reter líquidos e causa inchaço. E quem tem tendência a ter pressão alta, pode piorar.

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões