Nutrição

A importância de beber água

Ela é um agente importante na cura e prevenção de doenças.

A  A  A     

 

A recomendação para consumir 2 litros de água por dia é lugar-comum em qualquer tipo de consultório médico. Longe de parecer exagerada, ela reflete uma necessidade esquecida por muitos, que só percebem os danos causados pela desidratação quando ela começa a se manifestar.

A preocupação não é em vão: 60% de nosso corpo é composto por água. A porcentagem varia entre 50% e 70%, dependendo da quantidade de gordura presente. Como ela contém pouca água, pessoas com excesso de peso têm um percentual mais baixo de água em seus organismos. Entre as grávidas o tema deve receber atenção especial, já que nos fetos ela responde por 80% de sua composição corporal. Por isso é importante pensar também no bebê e garantir a hidratação com água limpa e pura.

Sem água, problemas à vista

A água não é importante apenas para limpar o organismo, mas também funciona como um agente importante na cura e prevenção de doenças. Quem a consome em quantidades insuficientes, pode sofrer de baixo tônus muscular, indigestão, enxaqueca, ressecamento da pele e outros sintomas pouco associados ao simples consumo de alguns copos por dia.

Ela regula a temperatura corporal e desempenha o papel de carregar nutrientes e oxigênio pelos órgãos do corpo, além de lubrificar as articulações e umedecer os pulmões, facilitando seus movimentos de contração e expansão.

 

Diariamente, nosso corpo libera em torno de 2,5 litros de água, através do suor, urina e respiração. Para equilibrar esta conta, entram os tais 2 litros por dia sugeridos por 10 entre 10 médicos. Assim já dá para entender melhor sua importância...

Água e alimentação

A substituição da água pura por outros líquidos não deve acontecer se a intenção é hidratar o corpo. O mate e a cerveja, por exemplo, têm propriedades diuréticas e pode ter efeito inverso: aumentar a perda de água. Sucos e refrigerantes trazem açúcar e conservantes, que irão poluir o organismo em vez de limpá-lo. Quando pensar em beber refrigerantes ou outras bebidas industrializadas, tente mudar o hábito pelo menos algumas vezes e consumir água pura.

Nas dietas baseadas em consumo de poucas calorias, a água aparece como um dos ingredientes-chave: além de saciar o apetite por períodos prolongados, ela é eficiente na eliminação de toxinas, facilitando o emagrecimento.

As frutas e os vegetais são fontes garantidas de água, vitaminas e minerais. Dois bons exemplos: o pepino (90% de sua composição) e a laranja (85%) são reservatórios perfeitos para encontrá-la.

Situações onde a água é vital

Já vimos que a água ajuda na prevenção de doenças e outros males, mas existem outras situações onde seu consumo é igualmente importante.

Ao exercitar-se a perda de água é acelerada, tornando fundamental o consumo de alguns copos durante e depois das atividades. Se o exercício é de longa duração (como as maratonas e corridas mais extensas) ou leva à perda excessiva de líquidos (spinning), o corpo também vai perder muito sódio, o que pode ser compensado com o consumo de bebidas isotônicas.

Nos lugares muito úmidos e quentes, é importante consumir bastante água durante o dia para regular a temperatura do corpo e repor os fluidos perdidos. Ambientes fechados e com ar-condicionado ressecam a pele, também exigindo a ingestão de líquidos para combater os efeitos maléficos.

Uma ótima dica, antiga, mas muito eficiente: carregue sempre uma garrafinha com água. No escritório ou na academia você pode abastecê-la continuamente, garantindo o consumo correto. E em aviões, onde o ar é muito seco, o acesso à água também fica facilitado.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões