Nutrição

Semente de Chia

A queridinha da vez!

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13 de abril de 2012

Por Maribel Gonçalves de Melos

A semente de chia faz parte dos alimentos que ressurgem após milênios, mostrando o quanto a sabedoria dos povos antigos pode beneficiar nossa saúde e bem estar. A semente de chia proveniente da planta chamada Salvia hispânica é rica em fibras, ácidos graxos essenciais, principalmente ômega 3 e altíssimo teor de proteínas.

Chia quer dizer “força” e, segundo a cultura Maia, apenas 1 colher de sopa ao dia deste alimento fornece alimento por 24 horas.
 
Exageros à parte, a chia vem fazendo sucesso para o emagrecimento devido ao seu alto teor de fibras que gelatinizam rapidamente, o que confere saciedade. Basta colocar uma colher de sopa do grão de molho em água e em poucos minutos ela formará um gel viscoso. Essa viscosidade ajuda no funcionamento intestinal e na promoção da saciedade no estômago.

Outra vantagem da chia é que não contém carboidratos, mas sim proteínas, auxiliando ainda mais em dietas de emagrecimento e para diabéticos e cardíacos.

A chia é encontrada na forma de sementes que pode ser moída e misturada em sucos, frutas, vitaminas ou por cima da salada. Pode ser ainda encontrada na forma de farinha.

OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista.



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