Nutrição

Perder gordura não é perder peso

O que significa emagrecer com saúde?

A  A  A     

25 de fevereiro de 2012

Por Maribel Gonçalves de Melos

É preciso ser paciente quando lidamos com a natureza. A natureza é calma e faz tudo há seu tempo...

Quanto tempo leva para um abacateiro começar a dar frutos? Apenas a partir do terceiro ano após o plantio...

Quanto tempo leva a vaca até começar a dar leite? Quanto tempo é preciso esperar para uma árvore começar a dar sombra? Quanto tempo nós levamos para aprender a escovar os dentes após as refeições? Quanto tempo levamos para ganhar os quilos que estão nos incomodando?

Para emagrecer com saúde é preciso ter muita calma e paciência, pois estão envolvidas algumas séries de mecanismos de regulação num tratamento para perda de peso. 
                            
Perder peso não é perder gordura

Gostaria de falar sobre a dificuldade em se perder peso na balança, mesmo quando se consegue resultado na perda de medidas e se alcança menor índice de gordura corporal.

Nosso corpo precisa de muitos nutrientes para funcionar bem. Se nossa alimentação é deficiente em nutrientes, para manter as funções mais importantes, nosso corpo ativa o sistema de regulação para aproveitar ao máximo os nutrientes que estão circulando, e, para isso, muitas vezes há queima de massa muscular, há desidratação, há aumento da gordura corporal.

Por que aumenta a gordura de quem está desnutrido? Porque o tecido adiposo é um tecido de reserva e que acumula várias substâncias, inclusive hormônios. Nosso corpo entende que se não estamos comendo bem é preciso nos preservar e para isso guarda gordura para as emergências.

Quando começamos a comer melhor, o que passa a acontecer é a reposição destes tecidos que haviam sido perdidos: músculos e água, fazendo com que a balança registre esse peso. Então não perdemos peso na balança, mas perdemos em medidas e em gordura.

Quem emagrece melhor é quem está melhor nutrido e com o funcionamento dos órgãos em perfeito estado, como, por exemplo, o funcionamento intestinal. Portanto, calma! Se fez várias dietas malucas e emagreceu às custas de remédios ou acostumou seu corpo a passar fome, tenha mais paciência com ele, se pretende perder gordura e manter-se magro.

Tenha paciência e siga sempre em frente, faça só por hoje! Não desanime com as escapulidas. Volte e recomece! Em dois ou três dias você recupera a forma anterior.

OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar