Nutrição

Dieta, não!

Mudança no estilo de vida, sim!

A  A  A     

17 de junho de 2014

Por Maribel Gonçalves de Melos
Enquanto fazer dieta significar: um momento de sacrifício;  “dar uma pausa na vida para emagrecer”; “deixar de comer o que gosto”; “ficar um tempo sem aquelas coisas boas”... emagrecer e manter-se magro ficará cada vez mais distante!!!
 
Isso parece muito pessimista? Pode até ser,  mas o que precisamos para emagrecer é mudar nosso estilo de vida, reavaliar nossos valores e descobrir quais objetivos temos na vida. 
 
Para uma boa saúde é preciso comer de forma variada e equilibrada. A nutrição funcional estuda como a alimentação pode interferir em nosso equilíbrio orgânico, trazendo prejuízos ou benefícios, dependendo da forma como a usamos.
 
Nossas escolhas alimentares podem definir quais doenças podemos adquirir e como podemos evitá-las e até mesmo curá-las.
 
Então, comer de forma saudável não serve só para emagrecer ou engordar, serve para viver mais e melhor.  Quanto mais próximo do natural, melhor para o nosso corpo, pois está muito mais ligado às nossas necessidades físicas.


Quem já viu um pássaro bebendo coca-cola ou até mesmo um velho índio abrindo um pacote de bolacha recheada? É difícil, não é ? Mas vemos crianças comendo salgadinhos de pacote a todo o momento, quando elas deveriam estar comendo frutas. Esses são os novos hábitos incorporados aos poucos em nosso dia a dia.


Quando nossa população comia arroz, feijão e salada estava bem alimentada e nutrida. Com a entrada dos fast foods, salgadinhos de pacote, embalagens coloridas e alimentos à base de gordura vegetal hidrogenada, estamos reduzindo a qualidade de nossa alimentação, além de aumentar a gordura corporal e causar tantos outros prejuízos.
 
Olhando com outros olhos
 
Quem precisa fazer dieta para emagrecer leva vantagem, pois desta forma cria a necessidade de comer com mais qualidade e de estar sempre informado do que é saudável e nutritivo.
 
Quem precisa fazer dieta tem o benefício de precisar comer certo. Através de uma alimentação saudável podemos prevenir doenças e melhorar nossa qualidade e tempo de vida. Então, por que escolher diferente?
 
Com isso não quero dizer que não podemos mais comer comida comprada no supermercado e nem devemos ingerir salgadinhos ou doces, mas podemos torná-los menos desastrosos se nosso corpo estiver recebendo alimentos com maior qualidade.
 
Portanto, não se sinta excluído por estar fazendo dieta, sinta-se orgulhoso de estar comendo bem e mantendo seu corpo saudável!
 
Como mudar o estilo de vida?
 
Pense na qualidade do que está comendo e nos benefícios para o corpo;
 
Introduza atividade física na sua vida, caminhe mais, movimente-se mais;
 
Tenha pensamentos positivos e leia muito sobre o assunto;
 
Escolha programas variados, não apenas aqueles em que a comida esteja incluída.
 
OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista. 

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar