DISCIPLINAS

Nutrição

A importância da nutrição para a saúde dos cabelos

Os alimentos vitais à saúde capilar.

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13 de maio de 2015

Por Maribel Gonçalves de Melos
Lindas madeixas dependem de uma nutrição adequada, basta saber que a desnutrição proteico-calórica pode ser avaliada pela textura, pigmentação e resistência à queda dos fios. 

 

Para entender o quanto a nutrição interfere na saúde e beleza dos cabelos, precisamos saber que os seguintes nutrientes são fundamentais para manter o desenvolvimento, crescimento e resistência dos fios:  

 

- 7 minerais – zinco, cobre, ferro, iodo, silício, cálcio e magnésio; 

- 20 aminoácidos;  

- ômega 3 e 6;

- 6 vitaminas - ácido pantotênico, biotina, piridoxina, vitamina C, vitamina A,

carotenóides e antioxidantes que evitam a queda e fraqueza dos fios.

 

Esses nutrientes são necessários porque para a constituição dos fios precisamos de:

 

proteínas - estas devem ser digeridas e metabolizadas até liberarem apenas aminoácidos, que são responsáveis pela formação dos fios minerais.

 

zinco - é constituinte do DNA celular, sendo responsável pela multiplicação de células, logo, para formação de novos fios. Além disso, o zinco ajuda na formação do colágeno.    

Fontes alimentares: frutos do mar, carnes vermelhas, castanhas, amêndoas e nozes. 

 

cobre - faz a síntese do colágeno que dá estrutura ao fio.

Fontes alimentares - caju, castanhas, frutos do mar, sementes de abóbora e girassol, manga, abacate, sardinha, lentilha, ervilha

 

ferro - está envolvido com a divisão celular que favorece o desenvolvimento dos fios.

Fontes alimentares - carnes, feijões, vegetais folhosos escuros - lembrando que para sua boa absorção precisam ser consumidos com frutas cítricas.

 

silício - importante na regeneração e síntese de fibras colágenas pois mantém a hidratação dos fios.

Fontes alimentares - vegetais, cereais integrais, com destaque para a aveia, maior fonte de silício. 

 

cálcio e  magnésio -  nutrientes fundamentais para que os demais nutrientes penetrem nas células, fazendo o papel de carreadores de todos os nutrientes, além de fornecerem energia às células para sua renovação. 

 

iodo - mantém o funcionamento tireoidiano que pode interferir na velocidade do metabolismo e renovação de células.

 

Vale lembrar que a água mantém a hidratação dos fios e a cutícula do cabelo.
 

Ácidos graxos essenciais como ômega 3 e 6 são necessários para manter a membrana celular fluida, pois com isso se mantém a elasticidade e brilho do cabelo.

 

As vitaminas são responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento do fios e seu fornecimento depende de uma dieta variada e colorida, rica em frutas e vegetais.  

Resumindo... quando a dieta alimentar é variada, colorida e rica em alimentos vivos, nosso cabelo responde de forma saudável, apresentando-se resistente e brilhante.


OBS: Maribel Gonçalves de Melos é nutricionista. 
 


 

 



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