DISCIPLINAS

Nutrição

Prepare seu bronzeado

Vários elementos como vitamina A e gorduras são necessários para conseguir uma pele bronzeada

A  A  A     

08 de janeiro de 2015

Através da nutrição

Por Maribel Gonçalves de Melos


Para que a pele ative as substâncias responsáveis pelo bronzeado são necessários vários elementos como vitamina A, aminoácidos e gorduras, que fazem parte da membrana celular. 
 
As maiores e melhores fontes de vitamina A são os alimentos de origem animal como gema de ovo, leite integral, manteiga, nata e queijos amarelos. Mas existem alimentos que são precursores da vitamina A. São os carotenos ou pró-vitamina A.

Estas substâncias sofrem perdas pelo ar e pelo calor, portanto cozinhá-las pode significar desativar estas substâncias. Por isso, esses alimentos devem ser consumidos frescos e crus.

São várias as fontes dessas substâncias, mas a cenoura, a moranga, a abóbora amarela, a manga e o mamão são os grandes campeões. Mostarda em folha, couve verde e agrião são ótimas fontes que escondem seus carotenos por causa do grande conteúdo de clorofila.

Mas não se deixe enganar, alguns vegetais, apesar de vermelhos ou alaranjados, não possuem atividade de vitamina A, como é o caso do tomate, milho e beterraba.

Quantidade necessária

Recomenda-se de 4 a 5 porções diárias destas frutas e hortaliças para atender à necessidade nutricional. Por exemplo, 1/2 mamão papaya, 1/2 manga, 1 xícara de cenoura crua ralada e 1 xícara de moranga cozida no vapor.

Funções da vitamina A e carotenóides

São necessários ao processo visual, manutenção da pele e mucosas, sistema imunológico, resistência a infecções. Além disso são excelentes antioxidantes (substâncias que combatem os nocivos e envelhecedores radicais livres). 
 
Ingestão excessiva de carotenos

Embora o excesso no consumo de vegetais e frutas amarelos possa causar uma coloração amarelada na sola dos pés e palmas das mãos, isso não resulta em danos maiores. Apenas há aumento do depósito na gordura subcutânea. Para normalizar a coloração basta reduzir a ingestão destes alimentos. 

Fatores nutricionais associados

Para um bronzeado saudável também é importante estar bem nutrido, com o intestino funcionando de forma adequada e se manter bem hidratado. Como fazer isso?

- Coma fibras dos cereais integrais e das frutas e verduras.
- Use azeite de oliva extravirgem ou sementes como nozes e castanhas.
- Beba de 4 a 6 copos de água por dia.
- Não basta comer muita cenoura se ela não estiver acompanhada de cereais integrais, vegetais que contenham outras vitaminas, C, B e E.

É preciso sempre lembrar também que além desses cuidados é fundamental o uso do FILTRO SOLAR!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões