DISCIPLINAS

Nutrição

Mudando a alimentação para o verão

A  A  A     

19 de dezembro de 2014

Com o verão, chegam as preocupações com as gordurinhas indesejadas e a busca pelo corpo perfeito. Porém, antes de fechar a boca ou aderir a dietas malucas, não se esqueça de que esta estação exige cuidados especiais para o seu organismo.

Segundo a nutricionista Maria Elizabeth Beiriz, devemos nos preocupar também com uma alimentação adequada para que nem o sol nem o calor atrapalhem as férias e castiguem ainda mais o nosso corpo. Alimentos muito gordurosos, assim como doces e bebidas alcoólicas em excesso, não combinam com essa época do ano. Saladas, frutas, folhas verdes escuras e legumes ricos em betacaroteno são opções de fácil digestão.

Verduras, legumes e frutas são importantes o ano inteiro, mas durante o verão os benefícios são ainda maiores. Garantem ao organismo uma boa dose de nutrientes, fibras, vitaminas e sais minerais. As frutas cítricas, excelentes fontes de vitamina C, ajudam a prevenir resfriados e gripes.

É bom lembrar que nessa época do ano são registrados os maiores números de intoxicações alimentares, causadas pela ingestão de alimentos contaminados. As temperaturas muito altas estragam os alimentos mais rapidamente e favorecem o crescimento de bactérias, vírus e fungos. Por isso, tome muito cuidado com a higiene na hora do preparo dos alimentos. Pratos com maionese e iogurte estragam mais rápido, não vale a pena arriscar! Observe as condições gerais de higiene dos restaurantes, bares e lanchonetes.

Saladas são indispensáveis

No verão, para quem deseja uma refeição leve e nutritiva para substituir o almoço ou o jantar, a salada é o prato ideal . Ela contém alimentos fontes de carboidratos, proteínas e gorduras. Apenas tome cuidado na escolha dos molhos para acompanhar: óleos, manteigas, maionese e creme de leite em excesso podem comprometer a boa forma! Já o iogurte e a maionese correm risco de estragar rapidamente, se não estiverem guardados em temperaturas adequadas.

Além de ajudar na dieta, a salada é uma opção prática e há inúmeras alternativas de preparo. Confira as dicas dadas pela nutricionista para montar a sua:

1. Prefira verduras escuras ou coloridas. Legumes e folhas com cores fortes apresentam uma maior quantidade de nutrientes do que os mais claros, além de serem fontes de antioxidantes.

2. Tomate, alface romana, brócolis e cenoura são bastante ricos em potássio. Esse mineral, eliminado no suor, previne a pressão alta.

3. Milho, ervilha, beterraba ou grãos, adicionados à salada, aumentam os carboidratos. Torradinhas sem gordura também e irão deixá-la mais saborosa.

4. Para uma refeição equilibrada, você deve incluir proteínas como atum, salmão, galinha ou qualquer outra carne ou queijos magros, como o tofu.

5. O cálcio é um mineral que nunca deve ser esquecido, principalmente pelas mulheres. Ele pode ser encontrado em queijos e em molhos à base de iogurte.

Dicas

Algumas recomendações muito importantes para que você aproveite o seu verão sem descuidar da saúde:

- Dê preferência aos sucos naturais. Refrigerantes não fornecem os nutrientes importantes que estão presentes nos sucos e vitaminas.

- Coma frutas todos os dias. A laranja, o caju e a goiaba são ótimas fontes de vitamina C.

- Não espere ficar com sede para beber água. Com o calor, aumenta a transpiração e também a quantidade de água necessária para manter o corpo hidratado.

- Inclua na sua alimentação legumes e saladas cruas.

- Evite alimentos gordurosos, como as frituras, chocolates e doces cremosos.

- Procure fazer no mínimo cinco refeições equilibradas por dia.

- Prefira os alimentos integrais, que além de fornecerem mais vitaminas e minerais, proporcionam maior saciedade pela quantidade de fibras.

Cuidando da alimentação na viagem de férias

Cheque as dicas abaixo e aproveite a sua viagem:

- Não pense que vai adiantar não tomar o café da manhã. Você vai acabar beliscando entre as refeições para compensar o atraso.

- Se ficar na casa de parentes, você poderá não ter muita escolha. A saída é maneirar nas quantidades e comer um pouquinho de tudo.

- Na hora do lanche, prefira sanduíches com pão integral e recheios magros como peito de peru.

- Escolha sorvetes de frutas, em vez dos de chocolate e creme.

- Se a opção for massa, os molhos de tomate ou à bolonhesa são os menos comprometedores.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões