DISCIPLINAS

Nutrição

Benefícios da banana verde

Brasil é o segundo maior produtor da fruta

A  A  A     

12 de setembro de 2010

Por Maribel Gonçalves de Melos

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor. É rica em carboidratos, vitaminas e minerais.

A banana verde, na forma cozida, é apropriada para o preparo de subprodutos, como a farinha e a biomassa (polpa e/ou casca verde cozida), devido a seu alto conteúdo de amido e fibras. As modificações que ocorrem durante a maturação, em aparência, textura e composição, devem-se a ação de enzimas. Durante a maturação, a polpa aumenta seu peso por causa da absorção de água proveniente da casca. A banana verde contém cerca de 20% de amido que, com o amadurecimento, pode cair para 0,5 a 0,2%.

Já as vitaminas e minerais variam pouco com a maturação da fruta. Os minerais que mais se destacam são potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, manganês, iodo, cobre, alumínio e zinco. E as vitaminas são: A, C e complexo B.

Amido Resistente (AR)

Essa é a forma do amido que não é digerido ou absorvido no intestino delgado de indivíduos sadios, podendo ser fermentado no intestino grosso. Esta fermentação pela microbiota bacteriana produz ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), butirato, acetato e propionato, que são usados pelas células do intestino como combustível, contribuindo para a integridade do colón.

Ele pode ainda aumentar o volume e a textura das fezes, acelerar o trânsito  intestinal e facilitar sua excreção, reduzindo o tempo de exposição de mucosa a substâncias tóxicas, como os ácidos biliares secundários e proteínas fermentadas.

Além das propriedades funcionais do AR, a velocidade da digestão do amido pela ação da alfa-amilase pancreática determina o índice glicémico de um alimento. Alimentos com digestão lenta e baixo índice glicêmico (IG) quando consumidos por longo prazo, são associados ao melhor controle do diabetes bem como à sua prevenção.

Teste em ratos mostram claramente que o cozimento reduz a habilidade do AR em atender a resposta insulínica pós-prandial em comparação com AR cru. A banana verde apresentou menor resposta insulínica do que a madura.

O efeito do consumo crônico de AR na redução dos níveis séricos de colesterol e triglicerídeos tem sido bastante favorável, sendo indicado para tratamento de dislipidemia e na prevenção de doenças cardiovasculares.

O AR associado, na dieta, a outros alimentos de baixo índice glicêmico é capaz de desempenhar efeito semelhante ao das fibras para induzir a saciedade. Outros mecanismos associados são: aumento nas concentrações de colecistocinina, diminuição na absorção de gordura da dieta e aumento do trânsito intestinal.

Por que devemos usar? Para alimentar as boas bactérias intestinais, que podem reduzir colesterol e melhorar nossas defesas imunológicas.

Pode ajudar no emagrecimento?  Sim, pois ao oferecer bom teor de fibras prolonga a saciedade, além do baixo índice glicêmico  retardar a liberação de insulina, que diminui a formação de gorduras.   
 
Quanto usar ? 1 a 2 colheres de sopa ao dia, podendo colocar junto ao feijão, sopas, ensopados ou no preparo de receitas como pastas e bolos. 

Pasta doce de banana verde   (10 Porções -  30 Calorias)

Sugestão excelente para aumentar o teor de fibras da alimentação das crianças.

- 2 bananas verdes cortadas em rodelas com casca
- 1 xícara de açúcar ou 1 xícara de adoçante culinário
- 1 colher de chá essência de baunilha
- 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar ou 2 colheres sopa de achocolatado em pó 

Modo de Preparar
Cozinhar as bananas em panela com água suficiente para cobri-las.
Com um garfo teste o ponto de cozimento da fruta.
Coloque as bananas ainda quentes, no liquidificador e bata em seguida. Acrescente aos poucos a água em que cozinhou as bananas para tornar a mistura mais cremosa. Acrescente o açúcar, o cacau e a baunilha.

Pode ainda ser usado como cobertura de bolo ou acompanhar biscoitos.
 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões