Menino não Entra

Volta às Aulas!

O importante recomeço

A  A  A     

 

Acabaram-se as férias!! Época boa em que os compromissos e obrigações escolares nem eram lembrados. Quem não viajou, certamente encontrou um monte de diversões para curtir e aproveitar esse tempo de liberdade. Até assistir filmes na tevê já é um programão, porque no período escolar, o tempo é curto para tantas tarefas: deveres de casa, provas, atividades extras, pesquisas e tudo mais que vai rolando.

Mas, nem por isso, a volta à escola deve ser vista de maneira negativa, como alguns insistem em encarar. O primeiro motivo para alegria é a possibilidade de rever os colegas. Apesar do celular e da internet, muitas vezes as viagens e outros imprevistos acabam impedindo o encontro entre amigos.

Portanto, há muito para contar e ouvir nesse recomeço do colégio. Tantas conversas vão precisar de tempo pra colocar o assunto em dia. Sabe como é, uma coisa puxa a outra e aí é um não acabar mais de trololó. Só mesmo juntos dá pra lembrar de tudo...

Porém, o começo das aulas também traz muitas novidades: matérias desconhecidas, professores diferentes e a estreia de material novo. Tudo isso já é uma boa razão para aguçar a curiosidade. A hora é perfeita também para se organizar e melhorar o que não funcionou no ano passado.

Para entrar o ano escolar com o pé direito, o que é preciso?

Criar uma boa rotina que inclui atenção nas aulas e organização em casa; anotar na agenda as tarefas para não se atrapalhar (não esqueça a agenda em casa!!); programar a hora e o melhor lugar para fazer os trabalhos de todos os dias; e não deixar para o dia seguinte o que pode ser feito logo.

Para evitar sustos nos testes, só mesmo estudando um pouquinho a cada dia. Afinal, em cada ano escolar o aluno deve aprender a lidar melhor com as suas obrigações, a ficar mais independente e responsável. Ficar mais velho é isso também...

A volta às aulas não muda apenas a agenda. O corpo também sente as mudanças, principalmente porque acordar cedo não faz parte da programação de férias! Para entrar no ritmo, não se pode esticar mais o dia até tão tarde.Tem que desligar a tevê e o computador mais cedo e para chamar o sono, a leitura é uma boa dica. Procure uma revista, um livro ou um gibi pra ler na cama. É importante dormir de 7 a 8 horas por noite se não quiser ficar desatento, irritado e sonolento no dia seguinte. Dormir à tarde? Nem pensar, com tanta coisa pra fazer!

Por último, fique de olho na alimentação, já que ela é uma aliada do rendimento escolar. Não dá mais para sair de casa com a barriga roncando e comer um monte de fritura, salgadinhos e refrigerantes na escola. O café da manhã deve ter uma fruta, pão, leite ou suco, se puder incluir também um iogurte, ótimo.

Com isso, o sucesso na escola está quase garantido. Boa volta às aulas!

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões