Menino não Entra

Você é um bom amigo?

Tire suas conclusões...

A  A  A     

22 de junho de 2012

Diz o verso da canção: “Eu quero ter um milhão de amigos pra bem mais forte poder cantar...”. É claro que o poeta, autor da letra, incluiu entre seus amigos todos os fãs, anônimos ou não, que se unem a ele pra cantar suas canções.

Mas um milhão de amigos???? Tem mesmo que ser famoso... Pra quem não depende de fama, o número de amigos não é tão importante, o que vale mesmo é a qualidade da amizade.

Afinal, qual o melhor “tempero” para uma boa amizade?  Há muitas receitas, cada um tem a sua. O importante mesmo é que o amigo valha a pena. Vamos conferir o que a garotada pensa?

Amigo é...

David Mourre de 11 anos diz que tem muitos amigos e não há nenhum especial porque gosta muito de todos. David também é boa praça, porque se o amigo não é afim das brincadeiras que ele mais gosta, ele topa fazer outra coisa. Para David, o que é importante em um bom amigo “é ser legal, gentil comigo, simpático, que não seja chato e nem fale muito palavrão”. Falou e disse, David! Realmente fica difícil manter a amizade com alguém que é grosseiro com a gente ou que tem uma educação tão diferente que viva deixando os amigos envergonhados ou em apuros...

Para Bia Sarquis, também de 11 anos, “amiga é pra brincar e também pra contar segredos”.  E, acrescenta: “amigo tem que ser legal, não pode ficar zoando, precisa entender o momento da gente”. Isso aí Bia, é preciso ter sensibilidade e “desconfiômetro”  para compreender as pessoas. Bia diz que  convive muito bem com meninos e meninas,  mas ela acha que o melhor amigo de um menino é sempre outro menino e de uma menina, outra menina. Será que é mesmo assim? Então, por que será?

Por conta dos segredinhos que só os amigos sabem é que Elisa Batista Santos, de 11 anos, acha que amiga tem que ser confiável pra não sair por aí contando os segredos que ouviu ou falando mal de você pelas suas costas. Mas não é só isso: amigo precisa ser divertido e sempre legal. E explica: ser legal é , por exemplo, não ser egoísta. "Imagina se sua amiga diz que perdeu o livro e aí você empresta o seu mas quando você precisa ela não te empresta...”.  Elisa tem razão, as pessoas egoístas só pensam em ser ajudadas, e não dá pra fazer amigos que só pensam em si.

Mariana Lima Meier, de 10 anos, diz que “amigo precisa ser gentil, saber respeitar, guardar segredo e ser legal”. E vai logo explicando o que entende por “ser legal”: “é não ser chato, teimoso, preconceituoso nem irritante”. Uma boa amiga não precisa gostar das mesmas coisas que eu gosto”, completa. É,  Mariana sabe das coisas porque amigo preconceituoso acaba arrumando encrenca  porque tem um jeito torto de olhar as coisas e as pessoas.

E pra você, o que é importante em um bom amigo?

Pensar nas qualidades de um bom amigo também pode ajudar você a se tornar um. É só lembrar que o que é bom pra você deve ser bom para os outros também.

Afinal, quem quer um amigo chato, egoísta, preconceituoso, indelicado, insensível, que faz fofoca e fica zoando o tempo todo sem sacar o momento do outro...? Credo, Deus nos livre....!!!!!!!!!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar