Menino não Entra

Uma menina escocesa mostra a força dos blogs

Mudanças graças à mobilização!

A  A  A     

14 de junho de 2012

Os blogs já se consolidaram há algum tempo como ferramentas de comunicação fortes, mas não deixa de ser impressionante constatar como cada vez mais crianças conseguem utilizá-los bem.

Um caso recente e de grande repercussão começou na Escócia e ganhou as manchetes mundiais.Martha Payne é uma estudante de 9 anos, e insatisfeita com a qualidade da comida servida em seu colégio, resolveu compartilhar fotos e "estatísticas" interessantes sobre os pratos em seu blog. Cada refeição era apresentada com fotos e ganhava notas de acordo com o sabor, itens saudáveis presentes e até a quantidade de cabelos (sim, eles eram muito mais frequentes do que deveriam).

A repercussão na mídia foi quase imediata, principalmente porque a fotos chamavam a atenção pela falta de legumes e frutas, e logo seu pai foi chamado para uma reunião com os administradores do colégio. O reflexo nos pratos também foi instantâneo: tomates-cereja, cenouras, pepinos e outros começaram a fazer parte do cardápio com frequência, e por fim a gestão anunciou a boa notícia: frutas e vegetais ilimitados durante todas as refeições na escola!

Além da mudança local, o mais importante foi a mensagem transmitida alertar para um problema crescente e que coincide com o aumento da obesidade entre crianças: os péssimos hábitos alimentares infantis, atualmente disseminados inclusive nas escolas.

Nos Estados Unidos, o debate sobre o tema é amplo e encontra forte resistência, especialmente porque exige uma mudança cultural. O chef Jaime Oliver conseguiu alguns avanços ao propor uma alimentação mais saudável nas escolas públicas americanas, embora tenha enfrentado grandes discordâncias. Não à toa, Jaime saudou a iniciativa de Martha e inclusive enviou um livro autografado para a menina.

Outra reação bem legal: o blog também inspirou crianças e jovens de todo o mundo a repetirem o que Martha faz. A escocesa, então, passou a divulgar e replicar imagens de refeições de todo o mundo, uma oportunidade ímpar para conhecermos culturas diferentes. Há fotos da Tailândia, Japão, Estados Unidos e Taiwan, entre outros países

Quem quiser acompanhar, o endereço é http://neverseconds.blogspot.com.es. Martha segue atualizando e acompanhando os dados. Se sua escola também tem refeições, que tal compartilhar e enviar suas experiências para ela?



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar